Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A gestão escolar, numa concepção democrática, efetivase por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos, de modo a garantir que qualquer decisão em uma instituição de ensino será precedida do consenso entre pais, alunos e professores.

Julgue o item a seguir.


A gestão escolar busca promover a organização, a mobilização e a articulação das condições essenciais para garantir o avanço dos processos das instituições de ensino. São pilares da gestão escolar de qualidade: comunicação, planejamento estratégico e tomada de decisões. Todos os agentes da escola precisam ser ativos quanto à gestão escolar, tendo participação de toda comunidade acadêmica, exceto a familiar.

Julgue o item que se segue.


Acerca da gestão escolar na concepção democráticaparticipativa, é correto afirmar que ela se baseia na responsabilidade coletiva, não havendo uma direção centralizada ou a participação direta dos membros da instituição de ensino.

Julgue o item subsequente.


A gestão escolar é regida pelos aspectos democráticos vivenciados pela participação coletiva na construção do PPP da unidade escolar. No PPP, é possível encontrar as modalidades de ensino oferecidas, o funcionamento dos órgãos colegiados, as normas para matrícula, cancelamento e transferência, as normas de convivência, as sanções disciplinares, as regras para utilização dos espaços, bem como as relações com órgãos de apoio como Conselho Tutelar.

Julgue o item subsequente.


Como um incentivador da aprendizagem, o professor estimula a cooperação entre os alunos, tão importante quanto a própria interação professor-aluno. O confronto entre o que o aluno pensa e o que pensam seus colegas, seu professor e as demais pessoas com quem convive é uma forma de aprendizagem significativa, principalmente por pressupor a necessidade de formulação de argumentos (dizendo, descrevendo, expressando) e de validá-los (questionando, verificando, convencendo).