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Nem toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, efetivamente ativa. Geralmente as que necessitam têm previamente estabelecido um Regimento Escolar ou uma legislação específica estadual ou municipal. O termo “estrutura” tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola. Mas essa estrutura pode ser comumente representada apenas pela direção escolar, graficamente num organograma, um tipo de gráfico que mostra a interrelações entre os vários setores e funções de uma organização ou serviço. Evidentemente a forma do organograma reflete a concepção de organização e gestão.
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Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que todos os que dirigem e atuam no sistema de ensino, bem como os pais e a comunidade na qual se encontra cada unidade escolar, sejam sensibilizados e preparados para as mudanças que se fizerem necessárias.
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A educação exige do professor competências relacionadas à comunicação, à organização e conhecimentos sobre a sua área de ensino.
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O conceito de gestão escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em, pelo menos, quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
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No contexto da gestão escolar, a concepção autogestionária se baseia na responsabilidade coletiva, com uma direção bem definida e centralizada, e com a participação direta e igualitária de todos os membros da instituição na gestão escolar.