Filtrar


Questões por página:
A comunicação é uma atividade crucial para a vida em coletividade, pois tanto os animais quanto os seres humanos a utilizam para trocar, compartilhar e tornar comum a todos as informações, facilitando a convivência no grupo onde estão inseridos. O primeiro componente do processo de comunicação é o transmissor da mensagem denominado emissor, que transmite a mensagem desejada a uma ou mais pessoas com o intuito de transmitir uma ideia, um pensamento, instruções, informações, valores, dentre outros.
(SANTOS, Michele Fernanda Schmidt dos – Cultura organizacional – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014.)
“A eficácia da comunicação está na predisposição do receptor em receber a mensagem. Para certificar-se que a mensagem foi entendida, utiliza-se de _____________, verificando as reações do receptor à mensagem, possibilitando ao emissor uma percepção a respeito da mensagem desejada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
mostrar texto associado
Confúcio, filósofo chinês que viveu aproximadamente em 2500 a.C., naquela época, já enfatizava que se a linguagem não é correta, o que é “dito não é o que se pretende dizer”; se “o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer”. Isso acontece devido às barreiras presentes na comunicação. Sobre o exposto, relacione adequadamente as barreiras da comunicação indicadas às respectivas características.
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em
Sobre gestão de projetos, relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, no contexto da gestão pública, uma competência “intrapessoal” é a capacidade de
Leia o excerto a seguir: Ruído é tudo aquilo que interfere na comunicação, ocasionando perda de informação durante a transmissão da mensagem.


MACARENCO, Isabel; TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação Empresarial na Prática, Editora Saraiva,2013.


De acordo com a definição estabelecida pelas autoras, assinale a alternativa que expõe, respectivamente, um tipo de ruído de comunicação e um de seus exemplos.
Leia o excerto a seguir:

A comunicação interpessoal se refere à troca de mensagens ou informações entre as pessoas. Ou seja, diz respeito à capacidade de dialogar, trocar ideias e conversar, seja através do contato físico direto ou através de dispositivos técnicos criados [pela humanidade] com o fim de transmissão da mensagem ou da informação.


Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/. Acesso em: 14 fev.2024.

Considerando-se o exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um dos meios de comunicação e um exemplo de dispositivo técnico empregado no referido meio.