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Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de
Ao longo do tempo, diferentes teorias se sucederam para explicar, sob diferentes abordagens, o fenômeno da motivação. Entre elas, a Teoria de Campo, desenvolvida por Kurt Lewin, segundo a qual
A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização
O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:

Em seu livro Administração Geral e Pública, Chiavenato (2009) destaca que “[...] a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais [...]”. Dadas as afirmativas baseadas no comportamento e nas relações humanas das organizações, sejam públicas ou privadas,


I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.

II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.

III. A cultura não importa para o sucesso das organizações; afinal, não há a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.

IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas