Filtrar


Questões por página:
Karine e Camila são servidoras de uma universidade federal e participaram de um curso sobre motivação de pessoas. Em uma dinâmica da qual participaram, cada uma tinha que defender uma teoria sobre motivação, numa espécie de debate:
Karine: “Esta teoria é muito mais adequada para explicar como os indivíduos são motivados: ela parte de cinco necessidades que os indivíduos buscam atender, que vão das mais básicas até as mais complexas”.
Camila: “Bom, a teoria que eu defendo também compreende o atendimento de necessidades que vão das mais básicas às mais complexas. A diferença é que eu não as divido em cinco, mas em três”.
Karine: “A teoria que eu defendo pressupõe que uma necessidade de nível mais baixo tem de ser satisfeita substancialmente antes de se poder seguir adiante para atender uma necessidade de nível superior”.
Camila: “Já a teoria que eu trago não é assim rígida. Uma pessoa que não tenha atendido uma necessidade de nível mais inferior pode trabalhar no atendimento das necessidades consideradas mais superiores ou, ainda, trabalhar para atender todas as necessidades de forma simultânea”.
Com base no tema “motivação”, assinale a alternativa que indica as teorias que Karine e Camila estão defendendo, respectivamente.
Maia é coordenadora de um setor relacionado ao desenvolvimento de projetos de uma universidade federal. É muito comum que, para cada projeto, seja criada uma equipe específica para se responsabilizar por ele. Um novo projeto será iniciado e Maia está com a equipe quase completa, mas ainda precisa de membros que agreguem três dos nove papéis exigidos para uma equipe de bom desempenho:
I. ofertador de criatividade, novas ideias e novos conceitos; II. verificador permanente das atividades, com capacidade de realização de auditorias de qualidade de produtos, processos e serviços; III. defensor das ideias iniciadas pela equipe de modo a garantir novos recursos.
Com base no tema “trabalho em equipe”, assinale a alternativa correta.
Diego administra a Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente teve uma agenda de trabalho bastante diversa:
Segunda-feira: Participação na cerimônia de assinatura de contrato para reforma geral do campus com a presença de autoridades do governo federal.
Terça-feira: Encontro com empresas prestadoras de serviços terceirizados para debater manutenção de valores do contrato.
Quarta-feira: Análise de relatórios sobre a situação financeira da universidade.
Quinta-feira: Ministração de palestra motivacional aos novos servidores da pró-reitoria em processo de treinamento.
Sexta-feira: Reunião com a reitoria e demais pró-reitores para estabelecimento de prioridades quanto ao orçamento e à distribuição de recursos.
Com base nos conceitos fundamentais da Administração, assinale a alternativa com a sequência correta dos papéis exercidos por Diego em cada dia da semana.
A respeito da divisão entre atividades técnicas e gerenciais em uma organização, analise a figura e as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Imagem associada para resolução da questão

I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
III. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.
A cultura organizacional é um sistema de crenças e valores que se desenvolvem em uma organização e direcionam o comportamento de seus membros. A cultura organizacional pode ser percebida em dois níveis: o observável e o essencial. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A cultura observável pode ser percebida nos elementos da vida organizacional diária.
II. A cultura essencial consiste nos valores fundamentais que moldam e guiam o comportamento das pessoas.
III. A cultura essencial contribui efetivamente para os aspectos da cultura observável, sendo considerada um nível mais profundo da cultura observável.