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Disciplina:
Administração Geral
Em uma reunião da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal, duas coordenadoras de setor, Isadora e Clara, debatiam sobre como a organização deveria atuar para garantir mais motivação nos servidores:
Isadora: No meu entendimento, o papel fundamental desta pró-reitoria é criar condições organizacionais e métodos de gestão pelos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais por si mesmas, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da universidade.
Clara: Desculpe, mas eu não penso dessa forma. Acho que a pró-reitoria tem que agir, sim, caso contrário as pessoas seriam passivas em relação às necessidades da universidade ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, controladas e, se necessário, coagidas ou punidas. Uma forma de facilitar as coisas é padronizar e dirigir as atividades em função dos objetivos da universidade.
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos A e B de organização de Chris Argyris, respectivamente.
II. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos Y e X de organização de Douglas McGregor, respectivamente.
III. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com as ideias da abordagem clássica da Administração.
Isadora: No meu entendimento, o papel fundamental desta pró-reitoria é criar condições organizacionais e métodos de gestão pelos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais por si mesmas, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da universidade.
Clara: Desculpe, mas eu não penso dessa forma. Acho que a pró-reitoria tem que agir, sim, caso contrário as pessoas seriam passivas em relação às necessidades da universidade ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, controladas e, se necessário, coagidas ou punidas. Uma forma de facilitar as coisas é padronizar e dirigir as atividades em função dos objetivos da universidade.
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos A e B de organização de Chris Argyris, respectivamente.
II. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos Y e X de organização de Douglas McGregor, respectivamente.
III. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com as ideias da abordagem clássica da Administração.
Disciplina:
Administração Geral
A seguir são apresentadas algumas situações e comentários sobre elas.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Administração Geral
O Contexto Organizacional do capital humano é todo um conjunto de valores, relações, condições de trabalho e infraestrutura de suporte organizacional e divide-se em quatro dimensões. Analise as afirmativas a seguir.
I. O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho. II. A cultura e os valores da organização oferecem ao colaborador a possibilidade de compreender o rumo, a direção e a forma como as coisas devem acontecer na empresa. III. A saúde ocupacional é o sistema de prevenção e combate a doenças ocupacionais e sistema de apoio à qualidade de vida e promoção à saúde no trabalho. IV. A comunicação e o compartilhamento de conhecimento são componentes decisivos da sociedade do conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho. II. A cultura e os valores da organização oferecem ao colaborador a possibilidade de compreender o rumo, a direção e a forma como as coisas devem acontecer na empresa. III. A saúde ocupacional é o sistema de prevenção e combate a doenças ocupacionais e sistema de apoio à qualidade de vida e promoção à saúde no trabalho. IV. A comunicação e o compartilhamento de conhecimento são componentes decisivos da sociedade do conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Administração Geral
Kaplan e Norton desenvolveram uma metodologia de medição e gestão de desempenho ligada intimamente ao planejamento estratégico. Sobre o Balanced Scorecard, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmativas abaixo.
( ) A Perspectiva Financeira visa analisar aspectos relacionados à lucratividade e ao retorno sobre o investimento da organização. ( ) A Perspectiva da Aprendizagem refere-se a aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços e, sobretudo, ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos e a transferência de conhecimento para a organização. ( ) A Perspectiva dos Processos Internos utiliza-se de análise estatística, como por exemplo os relatórios do serviço de atendimento aos clientes, para avaliar se os níveis de qualidade exigidos pelos clientes estão sendo alcançados. ( ) A Perspectiva do Cliente inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.
( ) A Perspectiva Financeira visa analisar aspectos relacionados à lucratividade e ao retorno sobre o investimento da organização. ( ) A Perspectiva da Aprendizagem refere-se a aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços e, sobretudo, ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos e a transferência de conhecimento para a organização. ( ) A Perspectiva dos Processos Internos utiliza-se de análise estatística, como por exemplo os relatórios do serviço de atendimento aos clientes, para avaliar se os níveis de qualidade exigidos pelos clientes estão sendo alcançados. ( ) A Perspectiva do Cliente inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Administração Geral
No processo de elaboração do Planejamento Estratégico tem-se as definições da missão, da visão e dos valores da organização. Em relação a esses conceitos, podemos afirmar que:
I. a visão é o que os gestores pretendem que o seu negócio seja em um certo lapso temporal. II. a missão baliza, orienta e dá rumo à organização. É a sua razão de ser. III. a missão de uma organização tem vocação para a eternidade. IV. os valores podem ser definidos como o negócio principal da empresa. V. a visão identifica quem é a empresa, ou seja, como os consumidores veem a organização.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. a visão é o que os gestores pretendem que o seu negócio seja em um certo lapso temporal. II. a missão baliza, orienta e dá rumo à organização. É a sua razão de ser. III. a missão de uma organização tem vocação para a eternidade. IV. os valores podem ser definidos como o negócio principal da empresa. V. a visão identifica quem é a empresa, ou seja, como os consumidores veem a organização.
Assinale a alternativa CORRETA.