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O desempenho de atividades gerenciais nas organizações requer do profissional algumas competências. Maximiano (2015) descreve que as competências necessárias para o desempenho de tais tarefas agrupam-se em quatro categorias principais. Uma dessas categorias são as competências interpessoais, que são usadas para liderar equipes, trabalhar com colegas, superiores e com todas as outras pessoas da sua rede. Além das competências interpessoais, as demais categorias são:
Uma equipe é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham em conjunto para concretizar um propósito compartilhado. Na área da saúde, é por meio das equipes, que se organiza a operacionalização da assistência à saúde nos dias de hoje, e para tanto, é imprescindível que estas equipes sejam eficazes. Lombardi, JR e Kramer, apontam que existem fatores de composição que afetam a eficácia de uma equipe, dentre eles:
I. O tamanho de uma equipe. II. As características dos membros que compõe a equipe. III. A diversidade da equipe. IV. Neutralidade da equipe.

Conforme os autores, os fatores que afetam a eficácia de uma equipe estão presentes em:
Entre os muitos desafios que as organizações enfrentam, há razões para acreditar que os conflitos resultantes do comportamento dos funcionários é o que toma a maior parte do tempo dos gestores. Para manter um clima favorável às relações humanas, é necessário ao gestor
Josefina lidera uma equipe de vinte profissionais em uma firma do setor de serviços. Ao voltar de seu período de férias, após uma semana em um resort em Aracaju, se depara com um grave conflito entre dois de seus funcionários, grave a ponto de um deles pedir demissão.
Com sua longa experiência em administração, Josefina logo convoca seus funcionários para uma reunião e em poucas horas soluciona completamente o conflito entre eles, trazendo novamente um clima pacífico para a firma.
Contextualizando essa situação com o conceito de habilidades proposto por Katz, Josefina executou principalmente a habilidade:
A participação de todos para o sucesso de uma organização é, atualmente, uma recomendação que perpassa as mais distintas áreas da gestão. Entretanto, a importância e a eficiência dos grupos foi analisada e questionada por Mancur Olson, ao tratar da Teoria da Ação Coletiva. Com base nessa teoria, analise as afirmativas a seguir:

I - Em grupos grandes, o interesse particular de cada indivíduo racional irá predominar sobre os interesses do grupo, mas pela sinergia das ações esses grupos tornam-se mais eficientes que grupos pequenos.

II - Em grupos pequenos, é mais frequente o problema do carona (free-rider), quando um indivíduo usufrui dos benefícios e resultados sem contribuir proporcionalmente para sua obtenção.

III - Em grupos grandes, é necessário um incentivo individual e seletivo para estimular um indivíduo racional a agir em benefício do grupo.

Está correto o que se afirma em: