Questões de Concurso
Filtrar
47 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Educação Física
De acordo com Darido e Souza Jr (2007), para que um exercício físico seja capaz de desenvolver a resistência aeróbia do praticante, é necessário levar em consideração três elementos: duração entre 20 a 60 minutos; intensidade de frequência cardíaca máxima entre _____ % e ser praticado, no mínimo, ______ vezes por semana.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Concurso:
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Disciplina:
Educação Física
É correto afirmar que ginásticas de conscientização corporal:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Educação Física
Ao longo do ano letivo das aulas de educação física no 1º e 2º anos do ensino médio foi selecionado o conteúdo de ginástica na educação física escolar. A produção de força rápida durante exercícios de ginástica é de extrema relevância para aprendizagem destes jovens. Quais fatores influenciam a produção de força rápida?
Disciplina:
Educação Física
As ginásticas de conscientização corporal podem ser definidas como atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer integralidade corpo/mente sendo hoje consideradas uma das formas de ginástica associadas ao currículo em Educação Física. Sobre estas formas de ginástica, analise as afirmativas abaixo.
I. As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
II. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
III. Essas práticas podem ser denominadas de diferentes formas, como: alternativas, introjetivas, introspectivas, suaves. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
IV. Como qualquer forma de condicionamento físico estas formas de ginástica se guiam por princípios do treinamento desportivo como adaptação, interdependência volume-intensidade e principalmente sobrecarga.
Estão corretas as afirmativas:
I. As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
II. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
III. Essas práticas podem ser denominadas de diferentes formas, como: alternativas, introjetivas, introspectivas, suaves. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
IV. Como qualquer forma de condicionamento físico estas formas de ginástica se guiam por princípios do treinamento desportivo como adaptação, interdependência volume-intensidade e principalmente sobrecarga.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas. As ginásticas de condicionamento físico se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal. Sobre as ginásticas de condicionamento físico, analise os textos abaixo.
TEXTO 1
As ginasticas de condicionamento físico geralmente, são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Podem ser orientadas de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atreladas a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
(BRASIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,2018, adaptado)
TEXTO 2
A compreensão e vivência das diferentes formas de ginásticas relacionadas aos contextos histórico-sociais pode subsidiar a análise de forma crítica frente a modismos e valores estéticos que subjuga o corpo à vontade apoiada em um modelo de dominação e no consumo de bens e serviços.
(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO FÍSICA,1998, adaptado)
Com base nos textos apresentados, analise as afirmativas abaixo.
I. A ginasticas de condicionamento físico ao se guiarem por movimentos repetitivos e mecânicos não se prestam a ser um conteúdo a ser tematizado na escola por não estimular uma reflexão crítica sobre os mesmos pelos alunos.
II. O condicionamento físico dos alunos deve ser um dos objetivos da Educação Física devendo ser trabalhado por das próprias aulas deste componente curricular.
III. Ao trabalhar-se com as ginásticas de condicionamento na escola possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre estas práticas estimulando a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal, assim como, a capacidade para ressignificar esses elementos da cultura corporal de movimento.
Estão corretas as afirmativas:
TEXTO 1
As ginasticas de condicionamento físico geralmente, são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Podem ser orientadas de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atreladas a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
(BRASIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,2018, adaptado)
TEXTO 2
A compreensão e vivência das diferentes formas de ginásticas relacionadas aos contextos histórico-sociais pode subsidiar a análise de forma crítica frente a modismos e valores estéticos que subjuga o corpo à vontade apoiada em um modelo de dominação e no consumo de bens e serviços.
(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO FÍSICA,1998, adaptado)
Com base nos textos apresentados, analise as afirmativas abaixo.
I. A ginasticas de condicionamento físico ao se guiarem por movimentos repetitivos e mecânicos não se prestam a ser um conteúdo a ser tematizado na escola por não estimular uma reflexão crítica sobre os mesmos pelos alunos.
II. O condicionamento físico dos alunos deve ser um dos objetivos da Educação Física devendo ser trabalhado por das próprias aulas deste componente curricular.
III. Ao trabalhar-se com as ginásticas de condicionamento na escola possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre estas práticas estimulando a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal, assim como, a capacidade para ressignificar esses elementos da cultura corporal de movimento.
Estão corretas as afirmativas: