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Disciplina:
Comunicação Social
“A Indústria 4.0 vem transformando o método como as empresas atuam. E a nova gama de combinações de inovações e tecnologias digitais - tais como os avanços da robótica, inteligência artificial e sensores sofisticados -, com efeito, gera um aumento na competitividade da manufatura. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no setor industrial,69% já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 aplicações diferentes.”
[Terra. A indústria 4.0 prevê modernização nas fábricas.17/01/2023. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/industria-40-preve-modernizacao-nasfabricas, ce81f359812a843ee85ba67d479a437au0ry6j1p.html Acessado em 13/03/2023]
A Indústria 4.0, também chamada de 4ª revolução Industrial, muda acentuadamente a forma de produzir e, portanto, a organização do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma das críticas legítimas à Indústria 4.0.
[Terra. A indústria 4.0 prevê modernização nas fábricas.17/01/2023. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/industria-40-preve-modernizacao-nasfabricas, ce81f359812a843ee85ba67d479a437au0ry6j1p.html Acessado em 13/03/2023]
A Indústria 4.0, também chamada de 4ª revolução Industrial, muda acentuadamente a forma de produzir e, portanto, a organização do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma das críticas legítimas à Indústria 4.0.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Comunicação Social
O conceito consagrado na obra de Cultura da Convergência, de Henry Jenkins, trata de fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa e a inteligência coletiva.
Essa conceituação em reality shows como o Big Brother Brasil pode ser melhor identificada
Essa conceituação em reality shows como o Big Brother Brasil pode ser melhor identificada
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Comunicação Social
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (...) (EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovadoem-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em 24 jan.2023
Competência prevista na Base Nacional Curricular, a utilização das mídias no processo de educação tem como autor central e principal divulgador no Brasil o pesquisador Ismar Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo.
A esse uso chamamos de:
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovadoem-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em 24 jan.2023
Competência prevista na Base Nacional Curricular, a utilização das mídias no processo de educação tem como autor central e principal divulgador no Brasil o pesquisador Ismar Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo.
A esse uso chamamos de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Comunicação Social
“Os drones podem ser agora tão minúsculos quanto um beija-flor, porém, o néctar que procuram é cada vez mais composto de imagens de alta resolução das pessoas que encontra em seu caminho. De qualquer forma, contudo, por que se preocupariam? Afinal, o anonimato já está em processo de auto-erosão no Facebook e em outras mídias sociais. O privado é público, é algo a ser celebrado e consumido tanto por incontáveis “amigos” quanto por “usuários” casuais.”
BAUMAN, Zygmunt – Vigilância Líquida, Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.15
A partir do pensamento acima pode-se afirmar que a vigilância líquida marca o momento contemporâneo:
BAUMAN, Zygmunt – Vigilância Líquida, Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.15
A partir do pensamento acima pode-se afirmar que a vigilância líquida marca o momento contemporâneo:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Comunicação Social
O sucesso do exercício da cidadania, na sociedade em rede, depende da interligação em rede entre as diversas mídias, mas também do domínio individual das habilidades necessárias, para interagir com as ferramentas de mediação, seja das que fornecem acesso à informação, seja das que nos permitem organizar, participar e influenciar os acontecimentos e as escolhas. (...) As tecnologias de comunicação e informação, na sociedade em rede, não se substituem umas às outras, pelo contrário, criam ligações entre si. A televisão comunica-se com a internet, com os SMS ou com os telefones. Como também a internet oferece conectividade com todos os meios de comunicação de massa, telefones, e milhares de endereços e páginas pessoais e institucionais na web. Essa rede de tecnologia não é o mero produto de uma mera convergência tecnológica, mas sim de uma forma de organização social criada por quem delas faz uso. A sugestão de que se escreve e se ouve música pela internet, mas escuta-se a vida pelo rádio e vê-se o mundo pela televisão (Castells,2001) é um dos exemplos dessa nossa relação pessoal em rede com a mídia. E é da seleção e articulação dessas diferentes mídias, em função dos nossos projetos, que a autonomia é gerada e a cidadania exercida na era da informação.”
CARDOSO. Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora FGV,2007, p.32/33.
Acerca do assunto podem ser feitas as seguintes afirmações:
I As aulas em streaming ou gravadas e exibidas de forma remota durante a pandemia Covid-19 nas escolas públicas não atenderam a todos os alunos da rede porque nem todos tinham acesso à internet e/ou a dispositivos para acompanhar o que era ensinado.
II A veiculação e propagação de conteúdos negacionistas durante a pandemia Covid-19 atrapalhou o controle da doença no Brasil. Fake News disseminadas pelo WhatsApp são até alvo de investigação criminal em função de seu efeito catastrófico.
III O acesso a mídias tradicionais e eletrônicas atualmente existentes não é suficiente para o efetivo exercício da cidadania. É necessário garantir um amplo grau de liberdade e independência ao setor de mídia em relação ao poder político e econômico, a fim de fortalecer o setor de modo a garantir a democracia, a checagem de fatos e o acesso do público a informações a respeito de seus direitos e deveres em sociedade.
Sobre elas podemos dizer que as afirmações estão:
CARDOSO. Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora FGV,2007, p.32/33.
Acerca do assunto podem ser feitas as seguintes afirmações:
I As aulas em streaming ou gravadas e exibidas de forma remota durante a pandemia Covid-19 nas escolas públicas não atenderam a todos os alunos da rede porque nem todos tinham acesso à internet e/ou a dispositivos para acompanhar o que era ensinado.
II A veiculação e propagação de conteúdos negacionistas durante a pandemia Covid-19 atrapalhou o controle da doença no Brasil. Fake News disseminadas pelo WhatsApp são até alvo de investigação criminal em função de seu efeito catastrófico.
III O acesso a mídias tradicionais e eletrônicas atualmente existentes não é suficiente para o efetivo exercício da cidadania. É necessário garantir um amplo grau de liberdade e independência ao setor de mídia em relação ao poder político e econômico, a fim de fortalecer o setor de modo a garantir a democracia, a checagem de fatos e o acesso do público a informações a respeito de seus direitos e deveres em sociedade.
Sobre elas podemos dizer que as afirmações estão: