Filtrar


Questões por página:
“[...] estamos presenciando uma desconstrução do trabalho sem precedentes em toda era moderna, ampliando os diversos modos de ser da precarização e do desemprego estrutural. Resta para a ‘classe-que-vive-do-trabalho’ oscilar, ao modo dos pêndulos, entre a busca de qualquer ‘labor’ ou a vivência do desemprego.”
ANTUNES, Ricardo. As configurações do trabalho na sociedade capitalista. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rk/v12n2/01.pdf.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que
As relações entre os Indivíduos no que se refere a geração e apropriação das riquezas alteraram-se no decorrer dos tempos e, especialmente, após o advento do capitalismo. O avanço tecnológico, as necessidades e expectativas pessoais, as limitações naturais, além de outros vetores, transformaram o mundo do trabalho. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A automação dos processos produtivos, apesar de seus inegáveis ganhos de eficácia e eficiência, provocou o desemprego, o subemprego e a precarização do trabalho. ( ) O processo de globalização da produção deslocou postos de trabalho de países desenvolvidos para outros que pudessem disponibilizar mão de obra de baixo custo. ( ) Países desenvolvidos procuraram manter em seus territórios, por questões de segurança e poder, postos de trabalho ligados a áreas de tecnologia e finanças. ( ) Apesar do deslocamento dos centros produtivos terem ocorrido no sentido dos países mais ricos para os mais pobres, os centros de decisões estratégicas e financeiras permaneceram nos países ricos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As transformações societárias operadas na década de 1970 produziram novos traços ao desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, sobretudo pelos impactos causados nos circuitos produtivos e nos processos de trabalho. Esse contexto se desdobrou em um projeto de restauração do capital baseado em:
“Em 1997, Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, publicou um livro cujo título é ‘a globalização foi longe demais?’. Desde então, já havia uma percepção generalizada de que as desigualdades de renda e patrimônio eram crescentes em muitos países e que tal fato poderia colocar em risco a estabilidade democrática dessas sociedades. Pouco tempo depois, Rodrik desenvolveu o ‘trilema’ (teorema da impossibilidade), que sustenta que democracia, soberania nacional e integração econômica global são mutuamente incompatíveis; podemos combinar duas dimensões, mas nunca todas as três simultaneamente e completamente.” (Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Os-descontentamentos-da-globalizacao-e-os-novos-desafioseconomicos/7/36363.)
A preocupação com os efeitos sociais da globalização ainda são prementes, e de uma maneira geral já se percebeu que:

“Uma parte integrante dos processos de globalização é progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão”. (BAUMAN,1999, p.9)

Assinale a alternativa incorreta a respeito da Globalização: