Questões de Concurso
Filtrar
52 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 11
Questões por página:
As infecções cirúrgicas na Medicina Veterinária representam um grande desafio, pois um elevado percentual de pacientes é afetado por infecções de tipo e severidade variáveis. Mesmo com o avanço dos antibióticos não somente permaneceu o problema das infecções adquiridas, em feridas cirúrgicas e ambientes hospitalares, como aumentaram as dificuldades relacionadas à prevenção e o controle das infecções cirúrgicas consequentes ao uso desordenado desses fármacos.
Dentre os principais micro-organismos isolados em cada sistema corporal, assinale a alternativa que relacione o tipo de cirurgia aos principais patógenos mais comumente encontrados.
O princípio da cicatrização é comum a todos os tecidos; porém, cada um deles apresenta particularidades próprias. É importante que o cirurgião reconheça tais particularidades para planejar adequadamente o ato operatório.
Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos dos tipos de cicatrização e a aplicação cirúrgica nos tecidos em pequenos animais,
I. Na cirurgia de tendões, preconiza-se minimizar a formação de fibras transversas, através de manejo atraumático. Nesse caso, deve-se evitar o pinçamento do tendão, repará-lo com agulhas retas para manipulação e, para síntese, utilizar fio inabsorvível e padrões de sutura tipo Bünell ou Kessler.
II. A cicatrização do peritônio ocorre por proliferação endotelial a partir das bordas da ferida e se dá entre 8 a 15 dias.
III. A capacidade de regeneração do músculo é menor quando sua continuidade não for totalmente interrompida, como acontece em contusões ou esmagamentos.
IV. A osteogênese ocorre a partir do periósteo e endósteo e envolve as seguintes fases: formação, vascularização, ossificação e remodelação do calo ósseo.
verifica-se que estão corretas apenas