Filtrar


Questões por página:

Como não há resistência para reduzir sua velocidade escalar, a Lua, ou qualquer outro satélite da Terra, “cai” repetidamente ao redor da Terra, indefinidamente. Da mesma forma, os planetas continuamente caem ao redor do Sol, em trajetórias fechadas.

P. Hewitt. Física Conceitual. 2008 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir.

Um satélite em órbita circular está sempre se movendo em uma direção perpendicular à força da gravidade que atua sobre ele.

Um cometa qualquer gira em torno do sol com um período de 76 anos. A menor distância entre este cometa e o sol é 8,9 x 1010m, que é chamada de periélio. Marque a alternativa que apresenta de forma aproximada, a maior distância do cometa ao sol, em metros. Dados: massa do sol é igual a M = 1,99 x 1030kg e a constante gravitacional é G = 6,67 x 10-11 m³/kg.s².
Considere um planeta maciço de raio R e massa M cercado por uma casca de raio interno R, raio externo 2R e massa 4M. Se M = 8,3 x 10²6 kg e R = 3,85 x 106 m, qual é a razão entre a aceleração gravitacional de uma partícula no ponto a uma distância R com uma partícula no ponto a uma distância 3R do centro do planeta?
Sobre os conceitos de gravitação, assinale a alternativa correta.
Um satélite geoestacionário se encontra a uma altura de H do centro da Terra e, nessas condições, sofre uma força gravitacional F. Devido a uma correção em sua órbita, o satélite passa para uma altura H/2. Nessa altura, a nova força gravitacional sofrida pelo satélite, em função de F, é de: