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19 Questões de concurso encontradas
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Concurso:
Prefeitura de Macaé - RJ
Disciplina:
Psicologia
Para Pichon-Rivière, o grupo operativo é constituído por pessoas reunidas com um objetivo comum, chamado de "grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos de resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal."
Segundo o autor citado, o porta-voz é
Segundo o autor citado, o porta-voz é
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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A grade semanal de atividades grupais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é um instrumento fundamental de programação desse serviço. Sendo, portanto, recomendável sua avaliação e atualização periódica, levando-se em conta sua eficácia, frequência, participação e oferta diversificada. Nos CAPS, tanto os grupos operativos como as oficinas se enquadram no conceito Pichon-Rivieriano de grupo operativo por elegerem sempre uma tarefa ou foco determinado de trabalho, não havendo diferença entre ambos.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP
Disciplina:
Psicologia
O grupo de reflexão é uma modalidade específica de grupo operativo utilizada prioritariamente em programas educacionais porque
Disciplina:
Psicologia
Considerando a técnica dos grupos operativos e seus pressupostos, responda:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Jaguaribe - CE
Disciplina:
Psicologia
Kurt Lewin considera a dinâmica de grupo como um dos pilares das terapias grupais e acrescenta que os fenômenos grupais só se tornam inteligíveis ao observador que consente em participar da vivência grupal. Sobre o tema, assinale a alternativa que relaciona corretamente a teoria e a técnica de intervenção grupal:
1. Psicodrama. 2. Grupos Operativos. 3. Abordagem psicanalítica.
I. O meio pelo qual se trata de obter as modificações desejadas, como na análise individual, são as interpretações transferenciais. Contra-transferencialmente, a atitude de interpretar individualmente deve corresponder a uma defesa do terapeuta como consequência da ansiedade despertada pela ação envolvente do grupo, o qual procura evitar, como o fazem também os pacientes, atuando de acordo com a fórmula “dividir para reinar”. II. Esse método utiliza cinco instrumentos principais para intervenção: a cena, o paciente, o diretor, os Ego-auxiliares e o público, ou seja, sua base consiste na concepção de que o Ego do indivíduo só se desenvolve com o auxílio dos “Egos Auxiliares” (figuras com quem se relaciona) e dessa forma, alcança naturalmente a etapa de desenvolvimento completo da técnica. III. Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).
1. Psicodrama. 2. Grupos Operativos. 3. Abordagem psicanalítica.
I. O meio pelo qual se trata de obter as modificações desejadas, como na análise individual, são as interpretações transferenciais. Contra-transferencialmente, a atitude de interpretar individualmente deve corresponder a uma defesa do terapeuta como consequência da ansiedade despertada pela ação envolvente do grupo, o qual procura evitar, como o fazem também os pacientes, atuando de acordo com a fórmula “dividir para reinar”. II. Esse método utiliza cinco instrumentos principais para intervenção: a cena, o paciente, o diretor, os Ego-auxiliares e o público, ou seja, sua base consiste na concepção de que o Ego do indivíduo só se desenvolve com o auxílio dos “Egos Auxiliares” (figuras com quem se relaciona) e dessa forma, alcança naturalmente a etapa de desenvolvimento completo da técnica. III. Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).