Filtrar
7 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
História
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA afirmação sobre o governo de Augusto Pinochet e a ditadura chilena:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
História
(Concurso Milagres/2018) “(...) que, na PE (Polícia do Exército) da GB, verificaram o interrogado e seus companheiros que as torturas são uma instituição, vez que, o interrogado foi o instrumento de demonstrações práticas desse sistema, em uma aula de que participaram mais de 100 (cem) sargentos e cujo professor era um Oficial da PE, chamado Tnt. Ayton que, nesse sala, ao tempo em que se projetavam “slides” sobre tortura, mostrava-se na prática para a qual serviram o interrogatório (...)”. (Arquivos da Arquidiocese de São Paulo. Brasil nunca mais. 1985, p.31). Considerando o depoimento acima, assinale a alternativa correta sobre as práticas de tortura no Brasil em comparação com a América Latina.
“Os argentinos recordam hoje,24 de março, a instalação, em 1976, da mais sanguinária Ditadura Militar da América do Sul. Organizações de defesa dos Direitos Humanos, associações civis, partidos políticos e sindicatos realizarão cerimônias para recordar os 30 mil civis assassinados pela Ditadura.” (Disponível em: http://internacional.estadao.com.br/blogs/ariel-palacios/ditadura-argentina-a-mais-sanguinaria-da/.) Sobre a instalação e permanência da ditadura na Argentina, é correto afirmar que:
O processo de implantação da ditadura no Chile, em meados da década de 1970, foi engendrado por militares, num clima de radicalização entre esquerdas e direitas. O país tornou-se uma ditadura a partir:
Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar: