Filtrar


Questões por página:
Também conhecido como Isis, sigla em inglês para Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o Estado Islâmico (EI) é um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque. […] Em janeiro de 2014, o Estado Islâmico declarou que o território sob seu controle passaria a ser um califado, a forma islâmica de governo.

AGÊNCIA BRASIL. Estado Islâmico: entenda a origem do grupo. Portal EBC [on-line],21 jan.2015. Disponível em:<http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/01/estado-islamico-entenda-origem-do-grupo#> . Acesso em: 8 jul.2015. Adaptado.

O Estado Islâmico (EI) é formado, majoritariamente, por muçulmanos

"O conflito entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Em diferentes momentos, guerras e ocupações, eles foram expulsos, retomaram terras, ampliaram e as perderam."


Disponível: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/

2023-10/israel-hamas-palestina-entenda-guerra-no-oriente-

medio#:~:text=O%20conflito%20entre%20Israel%20e, terras

%2C%20ampliaram%20e%20as%20perderam.


O conflito citado no trecho acima tem um peso histórico impossível de ser mensurado e se intensificou em outubro de 2023, quando o Hamas invadiu o país israelense, cometendo os mais diversos tipos de barbárie, que vêm sendo revidadas por Israel. A região onde essa disputa se concentra hoje, é chamada de:

O governo chavista tem fechado o cerco contra o líder do parlamento venezuelano e autodeclarado presidente interino da Venezuela. Principal nome da oposição, foi inabilitado para ocupar cargos públicos durante 15 anos pela Controladoria Geral da Venezuela. O controlador do governo, Elvis Amoroso, anunciou na televisão que iria “desativar o exercício de qualquer cargo público do cidadão pelo prazo máximo estabelecido na lei”.
(https://bit.ly/32ADx0S. Publicado em 29.03.2019. Adpatado)

A respeito do conflito entre a situação do governo venezuelano e a oposição, é correto afirmar que

Os Estados Unidos e seus aliados anunciaram na noite desta sexta-feira (13 de abril) que lançaram um ataque em conjunto contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico no dia 7 de abril. O regime sírio nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU. As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília).

(G1, abr.2018. Disponível em:<https://goo.gl/o7QujL> . Adaptado)

Os EUA foram responsáveis pelo ataque junto com

mostrar texto associado
O país a que se refere a notícia é