Filtrar


Questões por página:
Posição do governo brasileiro em relação ao grupo islâmico Hamas:

Autores indicam que a segunda década do século XXI tem sido marcada por uma “Nova Guerra Fria”, o que já distinguiria o mundo atual como uma ordem mundial com diferentes características daquela experimentada nas primeiras décadas após o fim do denominado mundo bipolar.

Sobre a conjuntura política mundial contemporânea, pode-se destacar que:

A Rússia invadiu o território ucraniano, no fim de fevereiro de 2022. Os ataques russos já duram mais de 2 anos, com fortes consequências ao território e ao povo ucraniano. Acerca dos elementos geopolíticos que envolvem esse conflito, pode-se destacar:
Sobre o Hamas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É uma organização islâmica com ala militar.
( ) Seu nome significa Movimento de Resistência Islâmica.
( ) Foi designado como organização terrorista pelos Estados Unidos, pela União Europeia e por Israel.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, analise os itens a seguir:

I. A Ucrânia fazia parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e só se tornou independente em 1991. Isso gerou uma divisão dentro do próprio país, pois a região oeste do país busca aproximação com a União Europeia, enquanto a região leste se identifica com a Rússia, não só pela proximidade, mas também pelo histórico que possui.
II. A Crimeia era parte do território russo e possui maioria da população russa até hoje. Em 1954, Nikita Kruschev transferiu a Crimeia para a Ucrânia, num gesto simbólico.Em 1991 (com o fim da URSS), a autonomia da região foi restaurada, porém as tensões separatistas sempre existiram.
III. A Crimeia é uma região estratégica para a Rússia, pois boa parte da frota naval do país se encontra aportada no Mar Negro. Além disso, seria mais uma área de influência russa, num país que busca aproximação com o Ocidente.

Está(ão) CORRETO(S):