Filtrar


Questões por página:
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por Mycobacterium leprae, sendo endêmica no Brasil e em outros países do mundo. Este agente etiológico é considerado uma micobactéria não tuberculosa e tem seu crescimento laboratorial:
O recrudescimento de enfermidades que se encontravam sob controle, a identificação de novos microrganismos e a sua – TIPO A disseminação fizeram com que as doenças infecciosas alcançassem novamente lugar de destaque entre os processos mórbidos que atingem o ser humano. Estes fatos podem estar diretamente relacionados ao aumento da complexidade da interação do homem com o ambiente e que consecutivamente traz impactos inesperados. Sobre a atuação da enfermagem para se chegar ao diagnóstico de pacientes com hanseníase, assinale a alternativa incorreta.
A classificação operacional do caso de hanseníase é baseada no número de lesões cutâneas, de acordo com os seguintes critérios: Paucibacilar – casos com até cinco lesões de pele; Multibacilar – casos com mais de cinco lesões de pele.
A hanseníase virchowiana é a forma inicial da doença, surgindo com manifestações discretas e menos perceptíveis. Caracteriza-se por manchas na pele, em pequeno número, mais claras que a pele ao redor, sem qualquer alteração de relevo nem da textura da pele.
A hanseníase, uma das patologias conhecidas mais antigas da humanidade, é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. Sobre tal doença, é correto afirmar que: