Filtrar


Questões por página:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


Em consulta, um paciente adolescente, portador de transtorno de ansiedade geral (TAG), relata ao farmacêutico o uso de psicotrópicos (Alprazolam 2 mg, um comprimido à noite) para tratamento da sua condição clínica. Também reporta o hábito de ingerir etanol diariamente como alternativa de fuga dos conflitos psíquicos que enfrenta, incluindo relacionamentos abusivos, maus tratos físicos do pai, também etilista pesado. Diante do relato do paciente, o farmacêutico elabora um plano de cuidado incluindo, encaminhamento ao médico clínico para avaliação da necessidade de acompanhamento psicológico, socioassistencial e psiquiátrico. Somado a isso, adverte o adolescente sobre uma importante interação entre o etanol e o uso simultâneo do medicamento em uso.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Orientação interpretativa do hemograma. 2023.


Considerando as informações contidas no enunciado, verifica-se que o farmacêutico detectou um problema relacionado a medicamento durante a consulta: uma interação medicamentosa. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta a ser adotada pelo farmacêutico na orientação sobre os riscos dessa interação.

O hemograma é um exame de rotina laboratorial muito solicitado pelos médicos e tem o objetivo de avaliar várias condições fisiológicas do paciente. A sua utilização é comum para avaliar quadros infecciosos, bacterianos, virais ou parasitários. Também é possível avaliar a ocorrência ou suspeita de anemias, carenciais ou genéticas, além de ser útil em exames pré-operatórios e acompanhamento do prognóstico do paciente em determinadas condições clínicas.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Orientação interpretativa do hemograma.2023.
Em relação ao hemograma, seguem algumas alterações comumente encontradas nele. Observe-as.
I - Acentuada hipocromia, microcitose e diminuição dos níveis de hemoglobina plasmáticos.
II - Leucocitose com predomínio de neutrófilos segmentados, granulações tóxicas e desvio à esquerda.
III - Microcitose, discreta hipocromia, hematócrito diminuído e presença de drepanócitos.
As alterações descritas em I, II e III sugerem, respectivamente, a existência das seguintes patologias:
O hemograma é um importante exame utilizado no diagnóstico de infecções em todas as idades. Sobre os aspectos hematológicos nas infecções bacterianas e virais, assinale a alternativa correta.

Analise o caso a seguir.

 

Criança (2 meses de idade) com febre, letargia, apatia e episódios de convulsão há dois dias. Foi levada ao Pronto-Socorro de um hospital onde foi solicitado o hemograma abaixo. Após análise do leucograma em associação com os sintomas clínicos foi levantada a hipótese diagnóstica de septicemia, coletado hemocultura e prescrito antibiótico de amplo espectro.

 

 

Obs: Presença de granulações tóxicas nos neutrófilos linfócitos sem atipias. Resultado revisado com análise microscópica de extensão sanguínea.

 

 

Com base neste resultado, marque a alternativa CORRETA.

Sobre a hemoglobina marque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas.

( ) A hemoglobina, uma proteína conjugada, é a substância responsável pela coloração vermelha da hemácia, que tem por função transportar o oxigênio e o gás carbônico pelo corpo humano.
( ) É expressa em gramas por 100 mL de sangue (g/dL).
( ) O valor de referência para homens é de 10 a 16 g/Dl.
( ) O aumento hemoglobínico ocorre em condições que produzem policitemia como, por exemplo, queimaduras.
( ) A diminuição do conteúdo hemoglobínico geralmente é acompanhada de diminuição do número de hemácias e tem importância nos diagnósticos das anemias.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.