Filtrar


Questões por página:
Anemia é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição na qual a concentração sanguínea de hemoglobina se encontra abaixo dos valores esperados, tornando-se insuficiente para atender às necessidades fisiológicas exigidas de acordo com idade, sexo, gestação e altitude. De origem multifatorial, pode ser ocasionada pela deficiência de ferro e/ou diversos outros micronutrientes, por perdas sanguíneas, processos infecciosos e patológicos concomitantes, uso de medicações específicas que impeçam ou prejudiquem a absorção do ferro. A principal causa de anemia é a deficiência de ferro, estando associada a mais de 60% dos casos em todo o mundo. (Fonte: World Health Organization. The global prevalence of anaemia in 2011. Geneva: World Health Organization,2015. p.43). Em casos de anemia ferropriva, espera-se encontrar:
A tipagem sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Saber o tipo sanguíneo é importantíssimo para a tomada de ações relativas a doações de sangue, transfusões, gestação e outros atendimentos médicos. O quadro abaixo mostra o resultado da tipagem sanguínea de três pacientes (provas direta e reversa). Após analisar o quadro, assinale a alternativa que contém o resultado CORRETO para cada paciente: Imagem associada para resolução da questão

Obs: considere que o símbolo "+" representa presença de aglutinação e "-" representa ausência de aglutinação.
O perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é um grupo de exames laboratoriais que avaliam o nível sérico de lipídios circulantes e pode auxiliar na predição do risco de pacientes desenvolverem doenças cardiovasculares. As análises de triglicérides, colesterol total e o colesterol fracionado (HDLc, LDLc e VLDLc) fazem parte do perfil lipídico. Dentre as frações de colesterol obtidas no exame, a de colesterol LDL (LDLc) é determinada de forma indireta, sendo o seu valor calculado a partir da equação de Friedewald. Nos últimos anos, essa equação passou por uma reformulação proposta por Martin et al. (2013), de forma a tornar as estimativas de LDLc mais confiáveis.
O principal objetivo da modificação da equação de Friedewald, sugerida por Martin foi:
O termo “anemia” indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos em um indivíduo. Analise as assertivas e assinale a alternativa que descreve as principais anemias que acometem o ser humano.
I. Anemias que comprometem a produção dos glóbulos vermelhos, como Mielodisplasia, Aplasia de Medula Óssea. II. Anemias causadas pela presença de mutações que comprometem a produção e a vida útil dos glóbulos vermelhos, como deficiência de vitamina B12 e Anemia Falciforme. III. Anemias causadas pela presença de mutações que comprometem produção e vida útil dos glóbulos vermelhos, como Anemia Falciforme e Hemoglobinúria Paroxística Noturna.
A Hemocultura é uma análise laboratorial de grande importância e utilidade, especialmente em casos de febre de origem incompreensível. Sobre as indicações, intervalo de coletas e número de amostras de hemoculturas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em casos de suspeita de endocardite aguda, colher 03 (três) amostras, com intervalo de 15 minutos entre cada uma das amostras. ( ) Infecções sistêmicas e localizadas, colher 02 (duas) amostras simultâneas em locais diferentes ou 2 (duas) amostras com intervalo de 15/20 minutos entre cada uma delas, de locais diferentes. ( ) Em casos de suspeita de endocardite subaguda, colher 03 (três) amostras, dentro de 24 horas, com intervalos mínimos de 1 hora. ( ) Febre de origem indeterminada, colher 01 (uma) única amostra no momento da hipertermia. Se negativa nas primeiras 24/48 horas de incubação, o exame é considerado negativo.
Assinale a sequência correta