Filtrar


Questões por página:
A tipagem sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Saber o tipo sanguíneo é importantíssimo para a tomada de ações relativas a doações de sangue, transfusões, gestação e outros atendimentos médicos. O quadro abaixo mostra o resultado da tipagem sanguínea de três pacientes (provas direta e reversa). Após analisar o quadro, assinale a alternativa que contém o resultado CORRETO para cada paciente: Imagem associada para resolução da questão

Obs: considere que o símbolo "+" representa presença de aglutinação e "-" representa ausência de aglutinação.
O perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é um grupo de exames laboratoriais que avaliam o nível sérico de lipídios circulantes e pode auxiliar na predição do risco de pacientes desenvolverem doenças cardiovasculares. As análises de triglicérides, colesterol total e o colesterol fracionado (HDLc, LDLc e VLDLc) fazem parte do perfil lipídico. Dentre as frações de colesterol obtidas no exame, a de colesterol LDL (LDLc) é determinada de forma indireta, sendo o seu valor calculado a partir da equação de Friedewald. Nos últimos anos, essa equação passou por uma reformulação proposta por Martin et al. (2013), de forma a tornar as estimativas de LDLc mais confiáveis.
O principal objetivo da modificação da equação de Friedewald, sugerida por Martin foi:
O termo “anemia” indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos em um indivíduo. Analise as assertivas e assinale a alternativa que descreve as principais anemias que acometem o ser humano.
I. Anemias que comprometem a produção dos glóbulos vermelhos, como Mielodisplasia, Aplasia de Medula Óssea. II. Anemias causadas pela presença de mutações que comprometem a produção e a vida útil dos glóbulos vermelhos, como deficiência de vitamina B12 e Anemia Falciforme. III. Anemias causadas pela presença de mutações que comprometem produção e vida útil dos glóbulos vermelhos, como Anemia Falciforme e Hemoglobinúria Paroxística Noturna.
A Hemocultura é uma análise laboratorial de grande importância e utilidade, especialmente em casos de febre de origem incompreensível. Sobre as indicações, intervalo de coletas e número de amostras de hemoculturas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em casos de suspeita de endocardite aguda, colher 03 (três) amostras, com intervalo de 15 minutos entre cada uma das amostras. ( ) Infecções sistêmicas e localizadas, colher 02 (duas) amostras simultâneas em locais diferentes ou 2 (duas) amostras com intervalo de 15/20 minutos entre cada uma delas, de locais diferentes. ( ) Em casos de suspeita de endocardite subaguda, colher 03 (três) amostras, dentro de 24 horas, com intervalos mínimos de 1 hora. ( ) Febre de origem indeterminada, colher 01 (uma) única amostra no momento da hipertermia. Se negativa nas primeiras 24/48 horas de incubação, o exame é considerado negativo.
Assinale a sequência correta
A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Isso ocorre em alguns quadros clínicos de infecção bacteriana, uso de corticoides, em quadros hemolíticos, carcinoma de pulmão ou metástases, tuberculose e uso terapêutico do fator estimulador de granulócitos. Essa condição é denominada ¨reação leucemoide¨. Para diferenciar a reação leucemoide da LMC, é necessário realizar