Questões de Concurso
Filtrar
40 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Farmácia
A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Isso ocorre em alguns quadros clínicos de infecção bacteriana, uso de corticoides, em quadros hemolíticos, carcinoma de pulmão ou metástases, tuberculose e uso terapêutico do fator estimulador de granulócitos. Essa condição é denominada ¨reação leucemoide¨. Para diferenciar a reação leucemoide da LMC, é necessário realizar
Disciplina:
Farmácia
Leucemia é um grupo heterogêneo de neoplasias hematológicas malignas clonais, caracterizadas por excessiva proliferação, sobrevivência e diferenciação anormal de células hematopoiéticas na medula óssea e/ou nos tecidos linfoides em decorrência de uma mutação de uma única célula-tronco. Apesar de rara, a leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer da criança. As leucemias são classificadas de acordo com o tempo de evolução como agudas e crônicas e de acordo com a linhagem em mieloides e linfoides. Em relação às leucemias, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Farmácia
A anemia é um dos distúrbios hematológicos mais comuns entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Assinale a alternativa correta sobre fisiopatologia, diagnóstico laboratorial e exames complementares sobre anemias hemolíticas e anemias não hemolíticas.
Disciplina:
Farmácia
No período de incubação e durante a fase inicial da covid-19, quando apenas sintomas inespecíficos estão presentes, a contagem de leucócitos é normal ou ligeiramente reduzida. Após a viremia, o SARS-CoV-2 começa a afetar principalmente os tecidos que expressam altos níveis da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2), incluindo os pulmões, o coração e o trato gastrointestinal (TGI). Após o início dos primeiros sintomas, há um aumento nas manifestações clínicas da doença. A covid-19 é uma infecção sistêmica com impacto significativo no sistema hematopoiético e na hemostasia. Os distúrbios da coagulação são relativamente frequentes entre os pacientes com covid-19, especialmente entre aqueles com doença grave. Nas alterações do hemograma e dos testes de coagulação nos pacientes com infecção pelo coronavírus, encontramos, respectivamente:
Disciplina:
Farmácia
Um paciente foi atendido no ambulatório queixando-se de fadiga crônica, cansaço e apresentando palidez de pele e de mucosas. Após a avaliação hematológica, foram encontrados os seguintes valores: hemácias: 3,8 x 106 mm3 (4,5 – 5,9 x 106 mm3 ); hemoglobina: 9,0 g/dl (12,2 – 17,0 g/dl); hematócrito 30% (36 – 50,4%); volume corpuscular médio (VCM): 78,94 fL (80 – 98 fL), hemoglobina corpuscular média (HCM): 23,68 pg (27 – 33,2 pg) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM): 30 g/dl (32 – 36 g/dl).
De acordo com o caso acima, é correto afirmar que se trata de anemia:
De acordo com o caso acima, é correto afirmar que se trata de anemia: