Filtrar


Questões por página:
Em se tratando de coleta de sangue, esse é um procedimento utilizado para uma série de testes e exames de vital importância para inúmeros tratamentos médicos. Analise nos itens abaixo, o que é CORRETO se fazer nesse procedimento:

I- Coloque a agulha na seringa sem retirar a capa protetora. Não toque na parte inferior da agulha. Movimente o êmbolo e pressione-o para retirar o ar.

II- Ajuste o garrote e escolha a vela. Faça a antissepsia do local da coleta com algodão umedecido em álcool a 70% ou álcool iodado a 1%. Não toque mais no local desinfetado.

III- Retire a capa da agulha e faça a punção. O garrote permanece pressionando o braço até o final da coleta.

IV- Colete aproximadamente 10 ml de sangue. Em crianças, colete de 2 a 5 ml. Esses valores podem variar dependendo da necessidade. Separe a agulha da seringa com o auxílio de uma pinça, descarte a agulha em recipiente de boca larga, paredes rígidas e tampa, contendo hipoclorito de sódio a 2%.

V- Oriente o paciente a pressionar com algodão a parte puncionada, mantendo o braço estendido, sem dobrá-lo. Transfira o sangue para um tubo de ensaio sem anticoagulante, escorra delicadamente o sangue pela parede do tubo. Este procedimento evita a hemólise da amostra. Descarte a seringa no mesmo recipiente de descarte da agulha.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
A respeito dos fatores que podem interferir nos exames hematológicos é INCORRETO afirmar:

Corantes hematológicos têm a função de corar os esfregaços sanguíneos, com objetivo de evidenciar os diferentes componentes presentes no material. O corante May Grünwald–Giemsa é rotineiramente utilizado na rotina hematológica. Os itens abaixo são referentes às limitações na sua utilização. Leia-os atentamente:


I – os esfregaços que apresentarem coloração azul ou esverdeada estão alcalinos, devido ao tempo prolongado da ação do corante, esfregaços grossos ou lavagem insuficiente da lâmina.

II – os esfregaços que apresentarem coloração vermelha estão excessivamente ácidos devido a coloração insuficiente, tempo de lavagem excessivo ou acidez docorante.

III – os precipitados podem aparecer quando as lâminas estão mal lavadas, com poeira ou quando ocorre secagem do corante durante o processo de coloração.


Sobre os itens I, II e III, assinale a alternativa correta.

A montagem de uma lâmina para realização de um hemograma é etapa fundamental para um resultado confiável, logo as etapas envolvidas nesse processo devem ser de total domínio dos profissionais que as preparam. Os itens abaixo são referentes à confecção de lâmina hematológica. Leia-os atentamente:


I – a chamada lâmina extensora deve fazer um movimento para trás tocando a gota com o dorso em um ângulo 45°.

II – é necessário esfregar uma lâmina sobre a outra lentamente, para o sangue ir secando no processo.

III – ângulos menores que 45°, por exemplo, produzem extensões espessas e curtas, dificultando posteriormente a visualização das células.


Sobre os itens I, II e III, assinale a alternativa correta.

Na coloração pelo método de Weigert as fibras elásticas se coram na tonalidade: