Filtrar


Questões por página:
O principal exame feito no hematologista é o hemograma e nesse exame podemos encontrar as 3 principais 'classes' de doenças mais comuns no estudo da hematologia são: 1- As alterações dos glóbulos vermelhos, que quando encontrado em valores baixos é chamado de anemia e que quando encontrado em valores elevados é chamado de policitemia, ou popularmente conhecido como 'sangue grosso'.2- Alterações nos glóbulos brancos que podem representar uma grande quantidade de patologias como a leucemia.3- Alterações das plaquetas que são mais comuns quando os valores estão diminuídos, pois podem representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias, e faz parte de um grupo de doenças denominado "distúrbios da coagulação", entre os quais a mais comum é a Púrpura. (...)
Sobre "Doenças hematológicas", julgue as proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
( ) O fator de ativação das plaquetas (PAF) é um mediador derivado dos fosfolipídios produzido por mastócitos e outros leucócitos após vários estímulos, incluindo reações por IgE. O PAF causa agregação e liberação das plaquetas, broncoconstrição, vaso dilatação, aumento de permeabilidade vascular, aumento de adesão leucocitária e quimiotaxia. ( ) Sobre o tratamento da leucemia linfocítica crônica pode-se afirmar corretamente que os pacientes assintomáticos somente devem ser tratados quando a doença entra em progressão; e que os corticosteroides são extremamente efetivos para as complicações imunes agudas. ( ) Na anemia hemolítica, a hipofosfatemia intensa causa anormalidades hematológicas. ( ) Durante a avaliação inicial de um paciente com eritrocitose, o Médico pode solicitar corretamente: gases sanguíneos arteriais; cintilografia hepatoesplênica entre outros que julgue importantes para o diagnóstico.
Em relação ao quadro laboratorial das anemias ferropênicas, assinale a alternativa INCORRETA
A hemostasia é um processo fisiológico complexo que resulta no fim da hemorragia no local de injúria de um vaso. Três componentes principais participam do processo de hemostasia: parede endotelial, plaquetas e fatores plasmáticos para formação do coágulo. O dano vascular desencadeia o início da formação do coágulo com o objetivo de produzir um tampão de fibrina e plaquetas, para prevenir a perda sanguínea. Este processo é acompanhado por uma sequência de eventos que leva à contenção do coágulo, cicatrização da ferida, dissolução do coágulo, regeneração tecidual e remodelamento.


Em relação às técnicas para hemostasia, analise a seguir:


I- Mecânicas - pressão direta, sutura, ligaduras, aplicação de clipes e outros implantes. II- Térmicas - eletrocoagulação, eletrocauterização, selante de fibrina e laser. III- Químicas com destaque para farmacoterapia - desmopressina, ácido aminocapróico, ácido tranexâmico. IV- Agentes tópicos - colagenase, celulose, gelatinas.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
O Tempo de Coagulação (TC) é um teste utilizado para avaliar a capacidade de coagulação do sangue, sendo importante para o diagnóstico de distúrbios de coagulação. Com base na técnica descrita, assinale a alternativa correta sobre o procedimento para avaliação do Tempo de Coagulação (TC):
O Tempo de Coagulação (TC) é um teste utilizado para avaliar a capacidade de coagulação do sangue, sendo importante para o diagnóstico de distúrbios de coagulação. Com base na técnica descrita, assinale a alternativa correta sobre o procedimento para avaliação do Tempo de Coagulação (TC):