Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Analise as seguintes afirmações.

I. Para Vygotsky, o aluno é parte de uma construção histórica, cultural e social.
II. Para Piaget, o conhecimento é adquirido por assimilação e acomodação.
III. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
IV. Para Wallon, a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e seus estágios.
V. O ponto central da teoria de Wallon é a psicogênese.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Um dos principais autores que explica a relação de afeto da criança é Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879 – 1962). Para Wallon, a afetividade é um aspecto importante para a construção do ser humano e do conhecimento. Junto com a afetividade, a ação motora e cognitiva influencia esse processo. Ele coloca o desenvolvimento humano em cinco fases, quais sejam,
Henri Wallon, reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa sobre Psicologia do Desenvolvimento, por meio de sua postura bem interativa, focou ainda mais os seus projetos na infância do ser humano. A sua vida acadêmica sempre o manteve próximo da educação, mesmo quando ainda era um jovem estudante. Foi graças à sua formação em medicina que Wallon pôde trabalhar com crianças portadoras de necessidades mentais. Como professor ensinou a respeito da psicologia infantil e focou na produção literária sobre esse campo desde o seu doutorado. À medida em que se firmava na psicologia infantil, exercia seu trabalho em entidades psiquiátricas. Para o autor, a emoção:
A teoria psicogenética do desenvolvimento da personalidade de Henri Wallon destaca a indissociabilidade entre afetividade, ação motora e inteligência.Acriança atravessa diferentes estágios que oscilam entre maior interiorização e outros mais voltados para o exterior. No primeiro estágio, nomeado por Wallon como Impulsivo, o que predomina é o/a:
Suas pesquisas abordam questões concernentes ao funcionamento cognitivo: a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana; o papel dos instrumentos e símbolos culturalmente desenvolvidos e internalizados pelo indivíduo, no processo de mediação entre sujeito e objeto do conhecimento; as relações entre pensamento e linguagem; a importância dos processos de ensino-aprendizagem na promoção do desenvolvimento e os processos metacognitivos. Trata-se de: