Filtrar


Questões por página:
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?
Na espécie humana existem diversas anomalias cromossômicas, sendo que algumas delas são heranças ligadas aos cromossomos sexuais.

Sabendo-se que o daltonismo está relacionado à presença de um alelo (d) no cromossomo X, assinale a alternativa incorreta.

À dificuldade em diferenciar cores nos humanos dá-se o nome de daltonismo, uma doença genética. Abaixo consta um possível heredograma para o daltonismo.

Assinale a alternativa correta.



No caso de amostras biológicas antigas, que têm pouca quantidade de material genético ou que contêm material genético muito degradado, o conjunto de marcadores moleculares com maior chance de obtenção de resultados em estudos de identificação individual é o de

Observe o trecho a seguir:

Usando um pedaço de osso encontrado em uma caverna na Croácia, duas equipes de cientistas trabalhando separadamente reconstruíram parte do DNA de um homem de Neanderthal que viveu há mais de 38 mil anos.

(Página BBCBrasil.com; de 16/12/2006)

Estudos de material genético obtido de restos animais ou vegetais muito antigos só se tornaram factíveis após