Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Catharanthus roseus (L.) G. Don, conhecida por vinca-de-madagascar é uma espécie vegetal herbácea amplamente estudada pela química de produtos naturais e medicina, de onde se pode observar a presença de substâncias como a vincristina e a vimblastina, quimioterápicos utilizados no tratamento contra o câncer. A vimblastina, mais especificamente, impede a formação de microtúbulos, no processo de multiplicação celular. Sobre a relação quimioterápico/câncer/mitose, assinale a alternativa incorreta:
(Concurso Milagres/2018) Uma pesquisadora, ao analisar uma população de borboletas, encontrou indivíduos de asas escuras e indivíduos de asas claras. Ao cruzar machos escuros puros com fêmeas claras puras, ela obteve machos e fêmeas escuros em F1. Quando cruzou os descendentes F1 entre si obteve, em F2, 100% de machos escuros,50% de fêmeas escuras e 50% de fêmeas claras. Em cruzamentos de machos claros puros com fêmeas escuras puras, ela obteve, em F1, machos escuros e fêmeas claras. Cruzando estes F1 entre si, obteve machos e fêmeas escuros e claros na mesma proporção. A partir dos resultados obtidos pela pesquisadora, assinale a alternativa correta quanto ao sexo heterogamético e os padrões de herança e de cor das asas nos organismos citados.
(Concurso Milagres/2018) Márcia e Paulo têm sangue do tipo Rh positivo. Já seus irmãos, Luiz e Cecília, são Rh negativo. Dos quatro irmãos, quais podem ter filhos portadores de doença hemolítica do recém-nascido (Doença de Rhesus)?
(Concurso Milagres/2018) O cariótipo humano corresponde a uma fotomicrografia de cromossomos de um indivíduo, recortada e organizada, buscando o diagnóstico de anomalias genéticas relacionadas ao número ou à morfologia de cromossomos. Com base no cariótipo (conjunto de cromossomos) humano representado abaixo lado, preencha as lacunas: O cariótipo é de um indivíduo do sexo____________ com síndrome de __________________. Imagem associada para resolução da questão
(Concurso Milagres/2018) A alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos ou dos pés é conhecida como polidactilia, na maioria das vezes, o indivíduo afetado tem mais de cinco dedos em cada mão ou pé. O caso mais extraordinário registrado até hoje, é de uma criança japonesa que nasceu em 2010 com 16 dedos nos pés e 15 dedos nas mãos. A anormalidade varia bastante, desde a presença extra de um ou mais dedos, até a de uma simples protrusão carnosa excepcional. Geneticamente, na espécie humana, a polidactilia é condicionada por um alelo autossômico dominante. Frente a isso observe o caso dessa família: Um homem com polidactilia e uma mulher normal tiveram uma menina com polidactilia e um menino normal. Sobre essa família, é correto afirmar que: