Filtrar


Questões por página:
O gene CCR5 codifica o receptor de citocina que serve como porta de entrada para certas amostras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto o gene mutante ΔCCR5 torna a proteína não funcional e resistente ao HIV. Desta forma, os homozigotos para a mutação são resistentes ao HIV. Considerando uma população de 788 indivíduos, sendo 647 CCR5/CCR5,134 CCR5/ΔCCR5 e 7 ΔCCR5 /ΔCCR5, a frequência do genótipo heterozigoto e a frequência do alelo recessivo é:

Sequências herdadas no genoma humano podem ser utilizadas na identificação de indivíduos em ciência forense. A figura mostra sequências (representadas por locus 1, locus 2 e locus 3) que foram amplificadas, pela reação em cadeia da polimerase (PCR), em diferentes cromossomos homólogos. As amostras foram em seguida submetidas à eletroforese em gel de agarose e obteve-se o padrão de bandas observado no esquema. As amostras A, B e C são amostras de sangue encontradas nas roupas de três suspeitos de um crime. A amostra F é uma amostra de sangue da vítima.


Pode-se afirmar corretamente que as sequências utilizadas nessa análise são

A figura apresentada a seguir é um esquema representativo da herança de um gene que causa uma doença genética, ligado a um polimorfismo no DNA.



Analisando a figura, pode-se chegar corretamente à conclusão de que

A calvície hereditária na espécie humana, característica muito mais comum em homens do que em mulheres, manifesta-se com a expressão do gene que condiciona a diminuição generalizada de fios de cabelos em todo o couro cabeludo no topo da cabeça. A herança da calvície pode aparecer em homens, mas também em mulheres homozigóticas para o gene dominante. O heredograma abaixo representa uma família com indivíduos afetados e não afetados pelo gene que determina a calvície hereditária.



Com base no texto e no heredograma, assinale a alternativa que apresenta o mais provável padrão de herança representado.

O estudo da variabilidade das seqüências de DNA mitocondrial (mtDNA) de quatro populações de morcegos morfologicamente semelhantes, com distribuição geográfica distinta, detectou 16 haplótipos diferentes (nomeados de A a P). As mesmas populações foram estudadas para um conjunto de marcadores genéticos localizados muito próximos entre si dentro de um único gene autossômico: 15 haplótipos distintos (numerados de 1 a 15) foram identificados. Os resultados obtidos desses estudos estão esquematizados abaixo.



A distribuição geográfica dos haplótipos permite formular a hipótese de que entre as quatro populações de morcegos