Filtrar


Questões por página:
Uma bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água da chuva, que escoa para um curso d’água principal como um rio, um lago ou um reservatório. As bacias hidrográficas são unidades de planejamento e gestão dos recursos hídricos que devem considerar os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região. Quantas bacias hidrográficas existem no Brasil, segundo a divisão oficial?
A bacia hidrográfica do Rio São Francisco é uma das mais importantes do Brasil, abrangendo os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Rio São Francisco é conhecido como o “Rio da integração nacional”, pois ele desempenha diversas funções como geração de energia, abastecimento de água, irrigação, navegação, pesca, turismo etc. Qual é o principal projeto do Governo Federal para ampliar o aproveitamento da bacia hidrográfica do Rio São Francisco?
mostrar texto associado

Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos a transição energética justa.


As mudanças climáticas impactam de forma significativa o regime pluvial e as matrizes energéticas embasadas na energia hidroelétrica, altamente dependente de grandes vazões de água.

O Brasil é um dos maiores detentores de recursos hídricos do planeta Terra. Aproximadamente 13% das águas superficiais do mundo estão concentradas no território brasileiro. Considerando-se os principais rios do Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O rio ___________ é um curso d’água de 3.315km de extensão que percorre os estados de Rondônia e do Amazonas, na região Norte do Brasil. Ele é considerado o maior afluente do rio Amazonas, onde deságua. Sua nascente fica situada em uma região montanhosa na Bolívia, e, antes de adentrar no Brasil, esse curso d’água banha também o território peruano.
“Segundo Gustavo Veronesi, coordenador da Causa Água Limpa da SOS Mata Atlântica, uma das explicações para o aumento da mancha de poluição no Tietê são as emergências climáticas. “O principal fator desse aumento da mancha de poluição se deve às emergências climáticas. Na região metropolitana tem chovido bem menos então o esgoto, que ainda cai no rio, tem menos água para diluir, devido a esse processo de seca” (Fonte: Agência Brasil,19 de setembro de 2024)

Neste sentido, o rio Tietê pertence à bacia hidrográfica do rio: