Questões de Concurso
Filtrar
72 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Represa é uma barreira artificial feita em cursos de rios para a retenção de grandes quantidades de água. Em geral, para fim de cálculos, os engenheiros que trabalham com represas consideram a densidade média da água igual a 1x10³ kg/m³. O campo de atuação da engenharia nessa área é sobretudo direcionado para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas e industriais e para a produção de energia elétrica. A imagem abaixo apresenta represa com altura b = 22 m e comprimento a = 600 m.

De acordo com o exposto acima, determine qual a força horizontal a que está submetida a represa por causa da pressão manométrica da água. (Se preciso, use g = 10 m/s²).

De acordo com o exposto acima, determine qual a força horizontal a que está submetida a represa por causa da pressão manométrica da água. (Se preciso, use g = 10 m/s²).
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Um cano cilíndrico encontra-se no chão de uma casa e possui um diâmetro d. O cano transporta água a uma pressão de 10 atm e velocidade 2m/s. Num determinado ponto, o cano estreita o seu diâmetro para d/2. Considerando que a densidade da água vale 1000kg/m³, podemos afirmar que a pressão da água na parte estreita do cano vale aproximadamente:
Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2, de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
Física
Em um leito de um rio existem duas regiões de secção transversal distintas, A = 250 m 2 e B = 50 m 2 . A velocidade de vazão da água na região A é v A = 2 m/s, então, a velocidade na região B, é