Filtrar


Questões por página:
Para estimar o nível de água h, presente no interior de um reservatório, foi instalado um manômetro em sua base, de modo que, ao ser medida a pressão p, o nível h ficava determinado pela relação h = K.p.

Sabe-se, pela hidrostática, que p = ρgh; logo, K = 1/ρg possui como unidades
Um mergulhador realiza um reparo em um poço de petróleo no mar a uma profundidade de 50 m.
Considerando-se a massa específica da água do mar igual a 1.000 kg/m3, o valor da pressão manométrica atuante no corpo do mergulhador, em kPa, está na faixa de

Um cilindro de ferro, de altura considerável, é mantido suspenso por um fio na posição vertical, totalmente submerso em um tanque cheio de água, como mostra a figura:

Nessas condições, é correto afirmar que

Um fluido não viscoso e incompressível flui, sem turbulência, através de uma mangueira, cuja seção transversal se reduz paulatinamente de uma área inicial A1 para uma área final A2. Constatou-se que a velocidade do fluido no trecho final é 40% maior que no trecho inicial.
Nessas condições, conclui-se que

Pesa-se num dinamômetro um recipiente parcialmente cheio d’água em cujo interior há uma esfera metálica maciça de 0,50 L, totalmente submersa e presa por um fio de volume desprezível a um suporte externo, como mostra a figura 1. Nesse caso, a indicação do dinamômetro é P.



A seguir, pesa-se no mesmo dinamômetro, o mesmo recipiente contendo a mesma quantidade de água em cujo interior, totalmente submersa, está a mesma esfera metálica, porém presa por dois fios de volumes desprezíveis à borda do próprio recipiente, como mostra a figura 2. Nesse caso, a indicação no dinamômetro é P’.

Considere a densidade da água 1 kg/L, a do metal 7,8 kg/L e g = 10 m/s 2 . A diferença P' – P entre as indicações do dinamômetro é: