Filtrar


Questões por página:
Sabendo-se da importância da fisioterapia aquática e seus benefícios na reabilitação, é imprescindível conhecermos seus efeitos e alterações hemodinâmicas. Sobre as alterações fisiológicas durante a imersão na água, em repouso, assinale a alternativa INCORRETA.
Existem várias abordagens terapêuticas para a hidroterapia. A que se utiliza das propriedades físicas da água, como a flutuação e a turbulência, para realizar exercícios de relaxamento, de estabilização e de resistência progressiva, é denominada

Com relação aos efeitos fisiológicos provocados pela imersão em água aquecida na reabilitação em fisioterapia aquática, analise as assertivas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:

I. O processo de analgesia ocorre por meio de estímulos gerados pela pressão hidrostática sobre os receptores de dor (sistema de comportas), pela influência da temperatura mais elevada da água que promove alívio dos espasmos musculares, aumento da remoção de metabólitos e aporte de oxigênio muscular, e por meio da diminuição da tensão da musculatura antigravitária devido à ação do empuxo.

II. O sistema venoso é sensível à pressão hidrostática da água durante a imersão, provocando aumento do retorno venoso, volume e pressão sanguínea central. Isso acarreta aumento do fluxo sanguíneo pulmonar e diminuição do volume sistólico.

III. A pressão hidrostática da água, em um indivíduo imerso até o pescoço, exerce uma pressão superior à pressão diastólica, favorecendo a eliminação de edemas.

IV. Durante a imersão com água até o pescoço, a capacidade funcional residual (CRF) aumenta aproximadamente 54%, assim como o volume pulmonar, provocando aumento do trabalho respiratório.

Considerando as propriedades físicas da água atuando sobre o corpo humano no tratamento em fisioterapia aquática, marque a alternativa INCORRETA: