Filtrar


Questões por página:
Em 2000 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Resolução n.º 4 de 28 de junho que instituiu a ‘Manteiga Comum”. Este produto tem comercialização exclusiva no território nacional, que deverá atender, provisoriamente, algumas especificações de qualidade, até que se elabore um regulamento técnico específico. Para produção da manteiga comum é permitido a utilização do creme ou gordura láctea proveniente do desnate do leite ácido e ou do soro obtido da fabricação de queijos, desde que apresente determinadas especificações. Qual alternativa a seguir é considerada FALSA quanto as especificações do creme ou gordura láctea?
A Instrução Normativa n.º 46, de 23 de outubro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, descreve os leites fermentados como “Produtos lácteos ou produtos lácteos compostos obtidos por meio da coagulação e da diminuição do _________ do leite ou do leite reconstituído por meio da fermentação láctea, mediante ação de cultivos de microrganismos específicos com adição ou não de outros produtos lácteos ou de substâncias alimentícias. Os microrganismos específicos devem ser ______, ________ e abundantes no produto final durante seu ___________, conforme disposto em normas complementares”.
Assinale a alternativa que contém todas as palavras para preenchimento das lacunas CORRETAMENTE.
Segundo o Decreto (n.º 9.013/2017), que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, os estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem comércio interestadual e internacional, sob inspeção federal, são classificados em de carnes e derivados, de pescado e derivados, de ovos e derivados, de leite e derivados, de produtos de abelhas e derivados e de armazenagem. Sobre este tema assinale a alternativa CORRETA.
No controle de qualidade dos alimentos, pesquisa-se um grupo de microrganismos denominado indicadores de qualidade, que quando presentes podem indicar a ocorrência de contaminação de origem fecal, provável presença de patógeno ou deterioração potencial. Ainda indicam condições sanitárias inadequadas de processamento, produção ou armazenamento. Sobre este tema, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. São critérios para um microrganismo ser considerado indicador de qualidade: rápida e fácil detecção, facilmente distinguível de outros microrganismos, não deve ser contaminante natural e ser associado a um patógeno.
II. Coliformes totais, coliformes termotolerantes, E. coli e Enterococos são indicadores de contaminação fecal ou da qualidade higiênico-sanitária do alimento.
III. Aeróbios Mesófilos, Psicrotróficos, Termófilos e Bolores e Leveduras são indicadores de contaminação fecal ou da qualidade higiênico-sanitária do alimento.
IV. Os termodúricos são deteriorantes importantes pois resistem a temperatura acima da sua temperatura máxima de multiplicação, porém na indústria láctea não tem importância pois não resistem pasteurização.
A Instrução Normativa n.º 30, de 7 de agosto de 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, permite a elaboração de queijo a partir de leite cru. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre este tema.
I. É permitido que os queijos artesanais tradicionalmente elaborados a partir de leite cru sejam maturados por um período inferior a 30 dias, quando estudos técnico-científicos comprovarem que a redução do período de maturação não compromete a qualidade e a inocuidade do produto.
II. A produção de queijos elaborados a partir de leite cru ficar restrita a queijaria situada em região de indicação geográfica registrada ou tradicionalmente reconhecida e em propriedade certificada como livre de tuberculose e brucelose, de acordo com o disposto no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, ou controladas para brucelose e tuberculose pelo Órgão Estadual de Defesa Sanitária Animal, no prazo de até três anos a partir da publicação da IN n.º 30 de 2013.
III. A IN n.º 30 de 2013 sugere a implantação, nas propriedades produtoras dos queijos artesanais, o Programa de Controle de Mastite, Programa de Boas Práticas de Ordenha e de Fabricação e cloração e controle de potabilidade da água utilizada nas atividades, porém não descreve como práticas obrigatórias.