Filtrar


Questões por página:
O século XIX foi marcado por profundas mudanças de ordem tecnológica, econômica, social e política. Sobre essas mudanças, podemos destacar:

I. Em meados do século XIX, a criação de muitos museus por toda a Europa, com a combinação integrada de museu e escola, passou a representar, durante muito tempo, um modelo de instituição de ensino de Arte.

II. Em 1870, nos Estados Unidos, uma lei exige que o desenho técnico seja ensinado nas escolas primária e secundária. A introdução do desenho tinha a função específica de desenvolver as habilidades manuais, o que dava continuidade ao foco na técnica.

III. No final deste século, com o movimento impressionista, a pintura ao ar livre foi amplamente difundida.

IV. O Movimento de Educação Artística, surgido em fins do Século XIX, buscava a importância da expressão artística da criança.


Está(ão) CORRETO(S):
Sobre o Dadismo, é correto afirmar que, EXCETO:
Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns, portanto:

I. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre os anos de 1905 e 1906.

II. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período.

III. Foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.

IV. Sua finalidade era transmitir a “atmosfera musical”, levando o observador a entrar em contato com formas, cores e linhas.



De acordo com as afirmações, assinale a assertiva CORRETA:
Desde o início, a arte moderna brasileira buscou uma identidade própria. Mesmo alicerçada na produção cultural da arte moderna europeia, procurou investigar o terreno da cultura popular e colonial, o que levou a sociedade a questionar valores simbólicos do nacionalismo. O surgimento da arte moderna no Brasil foi marcado por:

I. Exposição de Anita Malfatti, em 1917.
II. Semana de Arte Moderna, em 1922.
III. Semana de Arte Sacra, em 1918.
IV. Exposição de Tarsila do Amaral, em 1921.



Está(ão) CORRETA(S):
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos e buscam
I. colaborar para a formação do cidadão, buscando que o aluno adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. II. demonstrar os conteúdos gerais de arte com estabelecidos critérios, que serão retomados na elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. III. o estudo da arte para promover a formação artística e estética do aluno e a sua participação na sociedade. IV. relacionar os conteúdos e a orientação voltada a uma educação tecnicista, onde a diversidade relaciona-se ao estudo cultural eurocêntrico, formando assim um cidadão crítico capaz de avaliar, compreender e julgar o objeto artístico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).