Questões de Concurso
Filtrar
148 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 30
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Educação Artística
O século XIX foi marcado por profundas mudanças de ordem tecnológica, econômica, social e política. Sobre essas mudanças, podemos destacar:
I. Em meados do século XIX, a criação de muitos museus por toda a Europa, com a combinação integrada de museu e escola, passou a representar, durante muito tempo, um modelo de instituição de ensino de Arte.
II. Em 1870, nos Estados Unidos, uma lei exige que o desenho técnico seja ensinado nas escolas primária e secundária. A introdução do desenho tinha a função específica de desenvolver as habilidades manuais, o que dava continuidade ao foco na técnica.
III. No final deste século, com o movimento impressionista, a pintura ao ar livre foi amplamente difundida.
IV. O Movimento de Educação Artística, surgido em fins do Século XIX, buscava a importância da expressão artística da criança.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Em meados do século XIX, a criação de muitos museus por toda a Europa, com a combinação integrada de museu e escola, passou a representar, durante muito tempo, um modelo de instituição de ensino de Arte.
II. Em 1870, nos Estados Unidos, uma lei exige que o desenho técnico seja ensinado nas escolas primária e secundária. A introdução do desenho tinha a função específica de desenvolver as habilidades manuais, o que dava continuidade ao foco na técnica.
III. No final deste século, com o movimento impressionista, a pintura ao ar livre foi amplamente difundida.
IV. O Movimento de Educação Artística, surgido em fins do Século XIX, buscava a importância da expressão artística da criança.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Educação Artística
Sobre o Dadismo, é correto afirmar que, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Educação Artística
Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns, portanto:
I. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre os anos de 1905 e 1906.
II. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período.
III. Foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.
IV. Sua finalidade era transmitir a “atmosfera musical”, levando o observador a entrar em contato com formas, cores e linhas.
De acordo com as afirmações, assinale a assertiva CORRETA:
I. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre os anos de 1905 e 1906.
II. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período.
III. Foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.
IV. Sua finalidade era transmitir a “atmosfera musical”, levando o observador a entrar em contato com formas, cores e linhas.
De acordo com as afirmações, assinale a assertiva CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Educação Artística
Desde o início, a arte moderna brasileira buscou uma identidade própria. Mesmo alicerçada na produção cultural da arte moderna europeia, procurou investigar o terreno da cultura popular e colonial, o que levou a sociedade a questionar valores simbólicos do nacionalismo. O surgimento da arte moderna no Brasil foi marcado por:
I. Exposição de Anita Malfatti, em 1917.
II. Semana de Arte Moderna, em 1922.
III. Semana de Arte Sacra, em 1918.
IV. Exposição de Tarsila do Amaral, em 1921.
Está(ão) CORRETA(S):
I. Exposição de Anita Malfatti, em 1917.
II. Semana de Arte Moderna, em 1922.
III. Semana de Arte Sacra, em 1918.
IV. Exposição de Tarsila do Amaral, em 1921.
Está(ão) CORRETA(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Educação Artística
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos e buscam
I. colaborar para a formação do cidadão, buscando que o aluno adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. II. demonstrar os conteúdos gerais de arte com estabelecidos critérios, que serão retomados na elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. III. o estudo da arte para promover a formação artística e estética do aluno e a sua participação na sociedade. IV. relacionar os conteúdos e a orientação voltada a uma educação tecnicista, onde a diversidade relaciona-se ao estudo cultural eurocêntrico, formando assim um cidadão crítico capaz de avaliar, compreender e julgar o objeto artístico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I. colaborar para a formação do cidadão, buscando que o aluno adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. II. demonstrar os conteúdos gerais de arte com estabelecidos critérios, que serão retomados na elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. III. o estudo da arte para promover a formação artística e estética do aluno e a sua participação na sociedade. IV. relacionar os conteúdos e a orientação voltada a uma educação tecnicista, onde a diversidade relaciona-se ao estudo cultural eurocêntrico, formando assim um cidadão crítico capaz de avaliar, compreender e julgar o objeto artístico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).