Questões de Concurso
Filtrar
148 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 30
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Artística
Lygia Pape (1927-2004), artista fluminense, foi um dos principais nomes da arte contemporânea. Por meio de sua obra é possível traçar a mudanças que a identidade nacional sofreu.
(Lygia Pape. Instalação Manto Tupinambá,2000. Fogo de sinalização, infinitas dimensões.)
Em relação à produção artística de Lygia Pape, assinale a afirmativa correta.
(Lygia Pape. Instalação Manto Tupinambá,2000. Fogo de sinalização, infinitas dimensões.)
Em relação à produção artística de Lygia Pape, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Educação Artística
A essência da linguagem dramática é o jogo, sendo praticado em um espaço e tempo ficcional e metafórico do palco ou em local onde se deseja atuar. Segundo Viola Spolin (1992), o jogo deve ser constituído e composto por:
Disciplina:
Educação Artística
Diante de estudos sobre o ensino da arte de uma concepção contemporânea, bem como a discussão da multiculturalidade no ambiente escolar, em relação às práticas em sala de aula, assinale as afirmativas a seguir.
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Educação Artística
Ivan Serpa (1923-1973), pintor, gravador, desenhista, professor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, participou de 1952 a 1969 de sete exposições do Salão de Arte Moderna e de todas as Bienais de São Paulo até 1965.
(Ivan Serpa, Pintura nº 178,1957. Disponível em: https://www.bauhaus-imaginista.org/articles/5681/ivan-serpa-lygia-clark.)
Ivan Serpa, em 1954, idealizou o Grupo Frente, no Rio de Janeiro – grupo artístico brasileiro que foi um marco do movimento:
(Ivan Serpa, Pintura nº 178,1957. Disponível em: https://www.bauhaus-imaginista.org/articles/5681/ivan-serpa-lygia-clark.)
Ivan Serpa, em 1954, idealizou o Grupo Frente, no Rio de Janeiro – grupo artístico brasileiro que foi um marco do movimento:
Disciplina:
Educação Artística
Parte integrante da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio de Janeiro, a Capela do Noviciado da Ordem Terceira do Carmo, fundada em 1772, possui seu interior inteiramente talhado em dourado, sobre fundo branco, tendo como tema principal as rocalhas, com graciosos motivos florais, obra do Mestre Valentim. Trata-se do estilo de decoração anteriormente descrito: