Questões de Concurso
Filtrar
148 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 30
Questões por página:
A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item.
A característica rítmica e tímbrica da música africana é a que mais se difundiu no Brasil. Jongo, maracatu, capoeira, samba de aboio, carimbó, entre outras, são manifestações que permanecem vivas. No entanto, além da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das formas mais características do canto africano é o canto responsorial, alternando coro e solista.
O choro é um “jeito de tocar” que abrange diversos ritmos. Samba, baião, frevo, maxixe, valsa e polca estão presentes no repertório do choro.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
O modernismo no Brasil foi um movimento cultural que teve grandes proporções críticas e repercutiu, principalmente, no cenário artístico e literário do país, gerando tumultos e desconforto para a sociedade de artistas brasileiros. O modernismo tinha como objetivos e características, em sua primeira, segunda e terceira fases:
I. a quebra com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas, sendo suas características o rompimento com as estruturas do passado, valorização do índio brasileiro, nacionalismo ufanista exagerado e utópico, caráter revolucionário.
II. a valorização do tradicionalismo rompendo com padrões exagerados ditados pela elite. Suas características eram o fortalecimento de uma arte livre e revolucionária, mantendo padrões acadêmicos, valorização da cultura erudita, incentivo à descentralização da arte clássica.
III. a quebra com parâmetros revolucionários e as suas características eram a valorização da arte pela cultura afro-brasileira, traços livres de conceitos tradicionais na escultura e na pintura.
IV. a produção poética que, nesse período, teve influência do realismo e do romantismo, além da Psicanálise de Freud. Suas características foram o amadurecimento das ideias de 1922, nova postura artística, nacionalismo, universalismo e regionalismo, literatura construtiva e engajada.