Filtrar


Questões por página:
“Pela primeira vez na história das Artes Cênicas temos um método teatral latino-americano, criado por um brasileiro, que se tornou referência nas Américas, Europa, Ásia e na África.” (CONCEIÇÃO,2018, p.16)

O texto acima refere-se a:
Rubem Alves disse: “O que importa é simplesmente constatar que através da imaginação o homem transcende a facticidade bruta da realidade que é imediatamente dada e afirma que o que é não deveria ser, e o que ainda não é deverá ser.” (ALVES,1975, p.20)

Duarte Júnior, fala em seu livro: “Por que arte-educação?” sobre a criação artística. De acordo com o autor, assinale a alternativa CORRETA:
“Conjunto de pressupostos ideológicos e estéticos, explícitos ou implícitos, que permitem ao espectador receber o jogo do ator e a representação. A ___________ é um contrato firmado entre autor e público, segundo o qual o primeiro compõe e encena sua obra de acordo com normas conhecidas e aceitas pelo segundo. A ___________ compreende tudo aquilo sobre o que platéia e palco devem estar de acordo para que a ficção teatral e o prazer do jogo dramático se produzam.” (PAVIS,2008, p.71)

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p.81)

Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:

( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
“Hernández (2007, p.22), ao referir-se aos estudos das artes visuais, sugere a utilização da expressão “Cultura visual”, por tratar-se de uma visão diferenciada sobre o mundo da visualidade.” (OLIVEIRA,2010, p.37)
De acordo com Fernando Hernandéz, assinale a alternativa que descreve o que é Cultura Visual.