Questões de Concurso
Filtrar
148 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 30
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Educação Artística
Em 1987, fundou-se a FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) e um de seus objetivos é
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Educação Artística
A maior parte das informações que absorvemos vem pelo sentido da visão. Seja observando um objeto ou lendo um texto, via de regra, são os olhos que nos conectam ao mundo exterior e nos permitem assimilar novos conhecimentos. De acordo com essa afirmação, os estímulos visuais
“[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação.2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte,2008. p.196).
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como: