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Analise as informações a seguir:

I. Na Pedagogia Tradicional, o papel da escola é para o preparo intelectual, iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada.
II. A Pedagogia Libertadora parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sócio-políticas da educação. Iniciou-se nos anos 1960.
III. A Pedagogia Tecnicista procura a independência teórica metodológica. Dá maior ênfase às experiências de autogestão, à prática da não diretividade e à autonomia.

Marque a alternativa CORRETA:
Considerando a trajetória da educação especial no Brasil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos históricos às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Colonial.
2. Imperial.
3. Republicano.

Coluna 2
( ) Neste período, tem início a oferta de outros serviços às pessoas com deficiência, como a Escola Borges de Medeiros e a Escola Delfina Dias Ferraz, ambas no Rio Grande do Sul.
( ) Ocorre a fundação de duas importantes instituições: o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto de Surdos-Mudos, ambos mantidos e administrados pelo poder central.
( ) Neste período, as Santas Casas de Misericórdia exerceram papel importante na educação das pessoas com deficiência, considerando que eram responsáveis por acolher pobres, doentes e abandonados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Tomando por base o que está estabelecido no art.43 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino superior tem, entre outras, a finalidade de
O ensino no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas no período colonial, quando estabeleceram as primeiras escolas formais. Essas escolas tinham objetivos claros relacionados à educação religiosa e eram voltadas principalmente para um público específico. Sobre o ensino jesuítico no Brasil Colonial, é correto afirmar que:

No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.


O segundo período da história da alfabetização, compreendido entre os séculos XVI e XVIII, teve como método de ensino expoente o uso de cartilhas, amplamente utilizadas no contexto brasileiro desde o período da colonização portuguesa.