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Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


Com a expulsão dos jesuítas, o pensamento pedagógico incorporou características das ideias iluministas expressas no despotismo esclarecido que comandou as reformas pombalinas da instrução pública.

Há um debate nas políticas afirmativas e no ensino superior sobre o acesso de indígenas à universidade. Em relação a esse debate, julgue o item a seguir.


Ressalta a importância do respeito à diferença, em especial os sistemas cognitivos e lógico-simbólicos dos diferentes povos indígenas sem generalizá-los de “crenças, hábitos e costumes”.

Há um debate nas políticas afirmativas e no ensino superior sobre o acesso de indígenas à universidade. Em relação a esse debate, julgue o item a seguir.


Ignora os preconceitos embutidos nas representações que enquadram os povos indígenas como “povos primitivos” e os estereótipos que foram capazes de apagar a diversidade dos mais de 220 povos falantes de mais de 180 línguas distintas, reduzindo-a em um ente único e genérico, que todos supomos conhecer – o índio.

Há um debate nas políticas afirmativas e no ensino superior sobre o acesso de indígenas à universidade. Em relação a esse debate, julgue o item a seguir.


Desconsidera os danos históricos que foram impostos desde a colonização aos povos indígenas.

O Brasil é um dos países com a maior desigualdade na educação e tem estabelecido algumas políticas afirmativas para o ensino superior. Em relação às políticas afirmativas e ao ensino superior, julgue o item a seguir.


O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) concede bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.