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“Elevar a nível universitário a preparação do magistério, assinalou Anísio, constituiu a primeira tentativa realizada no Brasil para a formação intencional e regular de mestres para a escola progressiva. Professores, diretores de escolas, orientadores, toda uma categoria de profissionais do ofício de ensinar e educar, atestariam nas práticas da escola progressiva, enriquecida pelos cursos de música, desenho, artes industriais, educação física, recreação e jogos, o papel renovador do Instituto de Educação na filosofia educacional brasileira." (LIMA, Hermes. Anísio Teixeira. Estadista da Educação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1978) Em 1935, o educador Anísio Teixeira liderou a primeira escola de formação do professor primário em nível universitário: a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal. Essa iniciativa contribuiu para configurar o perfil e a carreira de educador; entretanto, para obter resultados positivos, era necessário que essa formação
Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram
[...] Em 1941, vigoraram uma série de leis conhecidas como a “Reforma Capanema” que remodelou todo o ensino no país, e tinha como principais pontos: o ensino profissional passou a ser considerado de nível médio; o ingresso passou a depender de exames de admissão; os cursos foram divididos em dois níveis, correspondentes aos dois ciclos do novo ensino médio. [...] Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. A . Acesso em: 24 set.2016. A Reforma Capanema foi responsável por alterar a nomenclatura das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, que passaram a se chamar
[...] A década de 1980 foi de crise econômica e de transição política que culminou com uma nova Constituição em 1988 e, logo no início da década seguinte, a eleição direta para presidente. No período, tanto o setor público quanto o privado foram atingidos pela estagnação no ensino superior, porém, os reflexos da crise econômica causaram maior efeito no setor privado. [...] SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis,25-27 nov.2009. p.6. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20hi storica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 set.2016.
Na década de 80, uma das principais mudanças no ensino superior foi a
Acerca da estrutura do ensino superior e das competências da União relativas a esse nível de ensino presentes na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a alternativa correta.