Filtrar


Questões por página:
A educação brasileira é organizada em níveis, fases, etapas e modalidades de ensino. Como níveis, tem-se a educação básica e o ensino superior. Sobre a organização e estrutura da educação básica, é correto afirmar que
Ao longo da história, diversos princípios metodológicos do ensino foram construídos e adotados. Assinale a alternativa correta sobre a base da pedagogia que tem a prática social como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa, onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão do histórico social, por meio de problematização, instrumentação e catarse.
Analisando a categoria trabalho como princípio educativo, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) observam alguns traços históricos característicos da constituição do trabalho no Brasil, além de reflexões sobre a ontologia do trabalho. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes têm a marca cultural da relação escravocrata.
II. Uma das visões ainda existentes é a moralizante do trabalho, trazida pela perspectiva de diferentes religiões: trabalho como castigo, sofrimento e/ou remissão do pecado.
III. Outra concepção traz o trabalho como forma de disciplinar e frear as paixões, os desejos ou os vícios da “carne”.
IV. A partir do entendimento dos teóricos, o que buscam é a tentativa de ampliar a dimensão educativa do trabalho à sua função instrumental didático-pedagógica, do aprender fazendo.
V. Os seres humanos transformam a natureza em meios de vida mediante a ação vital do emprego remunerado. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso é crucial e “educativo” para manter e reproduzir a vida.
“A evolução de um saber unitário para uma diversificação em múltiplos campos científicos notavelmente desconectados uns dos outros” (Zabala,2002). Na história da educação, esse fato teve sérias implicações pedagógicas, dentre as quais destaca-se:
Analise as proposições a seguir:
I - Nos anos 80, paralelamente ao modelo tradicional, muitas escolas buscaram uma mudança na organização curricular e várias delas a organizaram de acordo com o estudo de modo de produção. Paralelas a esta organização, outras propostas surgiram para o ensino de História, como a organização curricular feita por temas e problemáticas cujo movimento inspirou-se na historiografia social inglesa e na nova história francesa. II- Com a Educação Patrimonial, pode-se, juntamente com os alunos e comunidade, reconstruir parte do passado, trabalhando com documentos, monumentos e diferentes saberes que fazem parte das representações culturais do cotidiano da comunidade. III- Na perspectiva de uma Educação Patrimonial os materiais de memória coletiva da história funcionam como recurso didático pedagógico, tornando os conteúdos trabalhados em sala de aula mais interessantes e contextualizados.

Está(ão) CORRETA(S)