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História da Educação Brasileira

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Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.

Sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, analise as assertivas abaixo:

I. Empenha-se em compreender a questão educacional com base no desenvolvimento histórico-objetivo.
II. Tem como base o materialismo histórico.
III. Seus pressupostos são os da concepção dialética da História.
IV. Entende o professor como agente social.

Quais estão corretas?
Sobre o desenho universal para a aprendizagem, analise as assertivas abaixo:

I. Surgiu na década de 1970, vindo do campo da Administração.
II. É uma abordagem que apresenta princípios específicos e bem delineados.
III. Apresenta flexibilidade no uso dos conteúdos, que podem ser acessados em várias fontes.
IV. Apesar de complexo, é intuitivo, e as instruções precisam ser claras, com objetivos bem estabelecidos.

Quais estão corretas?
A Constituição Federal de 1988 é um importante marco referencial na elaboração de políticas públicas para a educação básica do Brasil. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as políticas públicas para a educação básica