Filtrar


Questões por página:
Entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, em Milão, ocorreu o Congresso Internacional de Educadores de Surdos, no qual os reformadores votaram uma metodologia que passasse a servir como referência mundial que pudesse nortear a educação de surdos. Trata-se da primeira conferência internacional com o propósito de discutir a respeito da educação de surdos, reunindo mais de 160 educadores e especialistas da área. Como resultado do Congresso, surgiram oito resoluções que garantiam a hegemonia da filosofia educacional que corroborou para a instituição:
As tomadas de palavras representam uma maneira de atualizar o vocabulário. Isso envolve uma palavra nova não devido à criação original, mas devido à sua adoção. A palavra emprestada pode ou não passar por modificações materiais, semânticas e expressivas durante sua transição para outra língua. Os marcadores gráficos de pontuação (como vírgula, ponto de interrogação etc.) são geralmente reproduzidos no ar, a partir de um ponto fixo no espaço neutro, usando o dedo indicador da mão não dominante. Estudos linguísticos nas línguas de sinais indicam que esse tipo de tomada de palavra pode ser classificado como empréstimo linguístico:
A história da educação de surdos no mundo é marcada por movimentos educacionais intensos, ora em defesa do uso de sinais ou métodos combinados, ora em defesa da oralidade. Dentre os diversos congressos internacionais que discorriam sobre essa matéria Rodrigues, Vieira-Machado e Vieira (2021), ao se apoiarem em documentos históricos, problematizam o risco de tomar o Congresso de Milão,1880 como um espaço exclusivo de deliberações sobre a escolarização de surdos no mundo. Com base nesses autores, o Congresso de Milão:
Na História da Educação dos Surdos, o famoso congresso realizado em Milão (Itália), em 1880, teve seu público maior composto de italianos e franceses, unidos, principalmente, por razões políticas. Moura (2000) apresenta que, um dos motivos que tornou esse evento tão impactante na vida e educação dos Surdos no mundo todo foi a eleição do método oral como melhor alternativa para a educação de surdos. Mais de um século depois, no Brasil, políticas públicas resguardam o direito ao Surdo de aprender na sua própria língua, a Língua Brasileira de Sinais, além da aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Indique quais são os cursos nos quais a Língua Brasileira de Sinais deve ser incluída e o ano que essa exigência se tornou lei.
Conforme exposto por Strobel (2013, p.57), “a pesquisa desse sistema SignWriting (SW) no Brasil foi desenvolvida pela doutora surda Marianne Stumpf, junto com outros pesquisadores. O primeiro contato que ela teve com esse sistema foi no ano de 1996 e em 2005 defendeu a sua tese com esse tema. Esse sistema agora é conhecido no Brasil como Escrita em Língua de Sinais (ELS).”

Baseando-se nas diferenças entre esses sistemas conforme estudado por Marianne Stumpf e nas explicações fornecidas por Strobel, qual das alternativas abaixo está correta?