Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a história da enfermagem pode ser dividida em três períodos: a organização da enfermagem (do período colonial até o século XIX); o desenvolvimento da enfermagem (do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial); e a Enfermagem Moderna (do final da Segunda Guerra até os dias atuais). Sobre esse tema, analise os itens a seguir:

I. A primeira fase remete a uma Enfermagem mais instintiva e cultural, em que os pajés, feiticeiros e outros líderes religiosos eram responsáveis por fazer rituais místicos com a intenção de curar enfermidades.

II. A criação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu no contexto da Segunda Guerra Mundial.

III. A primeira enfermeira brasileira foi Florence Nightingale, imigrante britânica que teve atuação importante na Guerra do Paraguai e na Primeira Guerra Mundial.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
mostrar texto associado
Sobre a história da sistematização da assistência de enfermagem, é INCORRETO afirmar:

Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. [...].


Disponível em: <www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/personalidades.html>. Acesso em: 26 abr.2018.


A teoria de Florence Nightingale é baseada

Florence Nightingale, considerada precursora da enfermagem, estabeleceu critérios para aqueles que desejassem ingressar nessa profissão, tornando-a, desta forma, "... uma ciência e arte do cuidar". O sistema Nigthingale tinha como pressupostos