Filtrar


Questões por página:

Sobre o ensino da Geografia, analise as afirmativas abaixo:


I. A inserção de conceitos geográficos, no currículo de Geografia na Educação Básica, deve ser recomendada a partir do ensino médio.


II. Modelos de estratégias didáticas que se limitam à repetição mecânica e memorização contribuem para o desenvolvimento do senso crítico do estudante.


III. A utilização de mapas nas séries iniciais não é recomendada, uma vez que o estudante, muitas vezes, não está alfabetizado.


IV. Trabalhar os conteúdos pedagógicos da Geografia de forma contextualizada com o universo de conhecimento do estudante pode favorecer a aprendizagem.


Está CORRETO o que se afirma apenas em

Sobre o espaço geográfico e sua dinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as assertivas abaixo acerca das correntes geográficas:
I. Os pressupostos teóricos da Geografia Crítica nortearam o expansionismo do Império Alemão e foram os pilares da Geografia Clássica no século XVI.
II. Os conteúdos epistemológicos da corrente geográfica do possibilismo francês foram construídos em antítese ao determinismo alemão no final do século XV.
III. Os fatores do clima podem figurar um exemplo do pensamento determinista, quando se analisa a influência dos aspectos físicos na dispersão dos seres vivos.
IV. As correntes do pensamento geográfico contribuíram para sistematizar a Geografia enquanto ciência.
Está CORRETO o que se afirma em
Sobre as correntes do pensamento e os métodos de análise geográfica, assinale a alternativa CORRETA.
Primeiro, reconhecemos o (...) produto de inter-relações, como sendo constituído através de interações, desde a imensidão do global até o intimamente pequeno; Segundo, compreendemos (...) como a esfera da possibilidade da existência da multiplicidade, no sentido da pluralidade contemporânea, como esfera na qual distintas trajetórias coexistem; como a esfera, portanto, da coexistência da heterogeneidade [...]; Terceiro, reconhecemos o (...) como estando sempre em construção. Precisamente porque (...) nesta interpretação, é um produto de relações-entre relações que estão, necessariamente, embutidas em práticas materiais que devem ser efetivadas, ele está sempre no processo de fazer-se. (MASSEY,2008, p.29)

O texto se refere à categoria de análise geográfica intitulada de