Questões de Concurso
Filtrar
90 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 18
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Geografia
Falando sobre conceitos geográficos marque a alternativa correta sobre Paisagem conforme Geografo Milton Santos (1996) nos diz:
I. A palavra paisagem é frequentemente utilizada em vez da expressão configuração territorial; II. A paisagem se dá como um conjunto de objetos reais concretos. Nesse sentido, a paisagem é transtemporal, juntando objetos do passado e presente, em uma construção transversal; III. Paisagem é uma porção do espaço que, relativamente, representa um todo homogêneo, que se difere do seu entorno; IV. Paisagem é Espaço delimitado por e a partir de relações de poder. É importante entender que poder é fruto de uma relação, e não de uma posse; V. Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (...). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.
I. A palavra paisagem é frequentemente utilizada em vez da expressão configuração territorial; II. A paisagem se dá como um conjunto de objetos reais concretos. Nesse sentido, a paisagem é transtemporal, juntando objetos do passado e presente, em uma construção transversal; III. Paisagem é uma porção do espaço que, relativamente, representa um todo homogêneo, que se difere do seu entorno; IV. Paisagem é Espaço delimitado por e a partir de relações de poder. É importante entender que poder é fruto de uma relação, e não de uma posse; V. Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (...). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.
Disciplina:
Geografia
Sobre o ensino de geografia na educação fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. Para começar a trabalhar espaço, território, paisagem e lugar como categorias imprescindíveis para a explicação e a compreensão na análise geográfica, o professor deverá instigar o aluno a saber como o olhar geográfico poderá contribuir para ajudar a desvendar a natureza dos lugares e do mundo como habitat do homem.
II. A geografia, como ciência das interações entre uma multiplicidade de fenômenos naturais e sociais, deve recorrer sempre a generalizações localizadas, sem ter muito cuidado metodológico no tratamento das formas de explicações.
III. Compreender o espaço é uma condição necessária para orientar as ações do aluno como pessoa e cidadão em relação ao seu comportamento de vida na rua, na cidade ou no mundo.
IV. A geografia é uma das áreas mais privilegiadas para ajudar na explicação e na compreensão dos fenômenos geográficos, tanto pela natureza do seu objeto de estudo e ensino, quais sejam, as interações entre sociedade e natureza, quanto pelo fato de estar sempre comprometida com a especificidade dos fenômenos em relação à sua localização.
Está correto o que se afirma em
I. Para começar a trabalhar espaço, território, paisagem e lugar como categorias imprescindíveis para a explicação e a compreensão na análise geográfica, o professor deverá instigar o aluno a saber como o olhar geográfico poderá contribuir para ajudar a desvendar a natureza dos lugares e do mundo como habitat do homem.
II. A geografia, como ciência das interações entre uma multiplicidade de fenômenos naturais e sociais, deve recorrer sempre a generalizações localizadas, sem ter muito cuidado metodológico no tratamento das formas de explicações.
III. Compreender o espaço é uma condição necessária para orientar as ações do aluno como pessoa e cidadão em relação ao seu comportamento de vida na rua, na cidade ou no mundo.
IV. A geografia é uma das áreas mais privilegiadas para ajudar na explicação e na compreensão dos fenômenos geográficos, tanto pela natureza do seu objeto de estudo e ensino, quais sejam, as interações entre sociedade e natureza, quanto pelo fato de estar sempre comprometida com a especificidade dos fenômenos em relação à sua localização.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.
O ensino da geografia que trabalhe com conteúdos estáticos, utilizando operações mnemônicas, e que tenha o professor como detentor e transmissor de conhecimentos não é mais admitido, embora ainda seja uma prática relativamente frequente no meio escolar brasileiro.
O ensino da geografia que trabalhe com conteúdos estáticos, utilizando operações mnemônicas, e que tenha o professor como detentor e transmissor de conhecimentos não é mais admitido, embora ainda seja uma prática relativamente frequente no meio escolar brasileiro.
Disciplina:
Geografia
No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.
As diversas correntes da chamada geografia crítica, embora díspares em vários aspectos, convergiam na oposição à realidade social injusta e desigual. Desse modo, a geografia, segundo Yves Lacoste, tornou-se uma prática social em relação à superfície terrestre.
As diversas correntes da chamada geografia crítica, embora díspares em vários aspectos, convergiam na oposição à realidade social injusta e desigual. Desse modo, a geografia, segundo Yves Lacoste, tornou-se uma prática social em relação à superfície terrestre.
Disciplina:
Geografia
No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.
Elisée Reclus e Piotr Kropotkin notabilizaram-se ao propor uma geografia libertária e anarquista, que se colocava contra as estruturas de poder, sendo marginalizados em sua época por não enaltecerem o Estado nacional.
Elisée Reclus e Piotr Kropotkin notabilizaram-se ao propor uma geografia libertária e anarquista, que se colocava contra as estruturas de poder, sendo marginalizados em sua época por não enaltecerem o Estado nacional.