Filtrar


Questões por página:
A chegada da imprensa no Brasil apenas em 1808, com a vinda para o Brasil da família imperial brasileira, e a industrialização tardia, retardam o desenvolvimento da Comunicação Empresarial no país, que iria dar seus primeiros passos em solo nacional apenas nas primeiras décadas do século XX. O fato que marca essa estreia é
O início da circulação de jornais no Brasil nos primeiros anos do século XIX, leva para mídia o que mascates e vendedores de rua faziam de forma oral nas ruas do Rio anos antes. A chegada do rádio, nos anos 1920, da TV, nos anos 1950, da web, nos anos 1990, das redes sociais digitais nos anos 2000 e dos aplicativos de conversação, nas últimas décadas estreitam essa relação no que diz respeito à linguagem publicitária, sendo uma evidência da relação da produção publicitária com a evolução tecnológica da cadeia produtiva da mídia. Em relação às agências de publicidade, complete as lacunas da afirmativa, na sequência correta:
A chegada de grandes indústrias e das primeiras agências multinacionais de propaganda ao Brasil na década de __________________, indicam a profissionalização da atividade no país, sobretudo quando o departamento de propaganda da _____________________ é fechado e tem seus profissionais absorvidos pela agência _______________recém desembarcada em solo nacional.
A sequência que melhor completa as lacunas é:
A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na divulgação de informações.
Neste sentido, pode
-se afirmar que o jornalismo se organiza
A crônica é um gênero de redação jornalística que teve origem nos folhetins franceses do século XIX. No Brasil, ela sofreu adaptações linguísticas e temáticas, como se pode observar na citação a seguir: “a crônica assumiu entre nós caráter sui generis. Em outros termos, estamos criando uma nova forma de crônica (ou dando erradamente esse rótulo a um gênero novo) que nunca medrou na França. Crônica é para nós hoje, na maioria dos casos, prosa poemática, humor lírico, fantasia, etc., afastando-se do sentido de história, de documentário que lhe emprestam os franceses” (MOISÉS, M. A criação literária. São Paulo: Editora Cultrix,1982. Pg.246).
Sobre a crônica esportiva nos jornais impressos, é correto afirmar que:
O JC Online do Jornal do Comércio de Recife foi um dos primeiros sites do Brasil a colocar online o conteúdo de um jornal impresso, em 1994. Hoje, o portal JC investe em projetos multimídias que executam novas narrativas jornalísticas na web.

Assinale a alternativa correta.