Filtrar


Questões por página:
“Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo. João Goulart, em busca de segurança, viajou no dia 1º de abril do Rio para Brasília, e em seguida para Porto Alegre, onde Leonel Brizola tentava organizar a resistência com apoio de oficiais legalistas, a exemplo do que ocorrera em 1961. Apesar da insistência de Brizola, Jango desistiu de um confronto militar com os golpistas e seguiu para o exílio no Uruguai, de onde só retornaria ao Brasil para ser sepultado, em 1976.”
(Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964.)
Nesse contexto específico (o do Golpe de 1964), antes mesmo de Jango deixar o país, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, já havia declarado vaga à presidência da República, que foi então:
Leia o trecho referente à transcrição do discurso de Getúlio Vargas, em 1º de maio de 1951, no Estádio do Vasco da Gama.
Trabalhadores do Brasil
Depois de quase 6 anos de afastamento, durante os quais nunca me saíram do pensamento a imagem e a lembrança do grato e longo convívio que mantive convosco, eis-me outra vez aqui ao vosso lado, para falar com a familiaridade amiga de outros tempos, e para dizer que voltei a fim de defender os interesses mais legítimos do povo, e promover as medidas indispensáveis ao bem-estar dos trabalhadores. Esta festa de 1º de maio tem para mim e para vós, uma expressão simbólica: é o primeiro dia de encontro entre os trabalhadores e o novo governo. E é com profunda emoção que retorno ao vosso convívio nesse ambiente de regojizo e festa nacional. [...] Chegou, por isso mesmo, a hora de o governo apelar para os trabalhadores e dizer-lhes: uni-vos todos nos vossos sindicatos, como forças livres e organizadas. As autoridades não poderão cercear a vossa liberdade nem usar de pressão ou de coação. O sindicato é a vossa arma de luta, a vossa fortaleza defensiva, o vosso instrumento de ação política.
(Disponível em: http://discursostranscritos.blogspot.com.br/2015/03/discurso-getulio-vargas-dia-trabalho.html.)
Sobre a data de 1º de maio, no contexto da “Era Vargas”, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, essa comemoração foi feita pela primeira vez no Estado Novo e se tornou feriado nacional, a partir do discurso em destaque no enunciado. II. Essa comemoração tinha, entre outros objetivos, aproximar Vargas e a população, ou seja, “sem intermediários entre o presidente e o povo”. III. As cerimônias festivas promovidas por Vargas tinham um caráter ritual, uma comemoração de massas, às vezes com anúncios de novas leis e direitos. IV. Essas comemorações faziam parte de um grande projeto de culto ao presidente criando mesmo uma espécie de mitologia em torno de Vargas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Existem momentos na história de grupos sociais e de nações em que a busca do moderno ganha intensidade particular, exprimindo-se a partir de projetos que podem ter a face de planos econômicos e reformas políticas ou de propostas de renovação artística. [...] No Brasil, o Modernismo instaurou-se como um desses grandes movimentos culturais. Esse movimento tão importante emerge no contexto:



(Disponível em: http://caetanocompleto.blogspot.com.br/2012/07/1969-tropicalia-ou-panis-et-circensis.html.)
Ao lado de Gilberto Gil, Tom Zé e Torquato Neto, Caetano Veloso lançou as bases do movimento tropicalista. Sobre este movimento é correto afirmar que:

Observe a imagem a seguir.




(Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra43451/declaracao-universal-dos-direitos-do-homem.)
No decorrer da Ditadura Militar no Brasil houve o desenvolvimento de uma arte, uma forma de expressão revolucionária, exemplificada, entre outros fatores, pela criação do CPC – Centro Popular de Cultura, ligado à UNE (União Nacional dos Estudantes). Essa cultura era conhecida em alguns meios como: