Filtrar


Questões por página:
Desde que o jornal integralista A Offensiva estampara as primeiras convocações para o evento na praça da Sé, esquerdistas dos mais variados matizes idealizaram uma contramanifestação, combinada propositadamente para o mesmo dia (7 de outubro de 1934), horário e local. “És amigo da liberdade? Queres que o Brasil marche para a paz e o progresso? Repugna-te o crime e a bandalheira? És amante da arte, da ciência e da filosofia? Pois, então, guerra ao integralismo com todas as suas energias", incitava um panfleto da Federação Operária de São Paulo, de orientação anarquista.
 
NETO, Lira. [ ] Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930 -1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p.193.
 
O embate previamente anunciado entre esquerdistas e integralistas foi fatal e ocorreu no governo do presidente
Analise as afirmações a seguir sobre a atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Vista por muitos como avançada e democrática, criticada por outros, seu atual texto já sofreu diversas modificações.

l Em função da crescente violência, em especial nos principais centros urbanos do país, foi aprovada a emenda constitucional que prevê as penas de prisão perpétua e banimento do território nacional.
ll O voto direto e secreto é um dos principais direitos constitucionais assegurado aos cidadãos.
lll Os dois principais órgãos do poder judiciário são o STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
lV Na última reforma constitucional foi aprovada uma ampla modificação dos direitos trabalhistas que incluiu o fim da tributação sobre o salário mínimo e da contribuição patronal para o PIS e o aumento da licença maternidade para 6 meses.

Estão corretas apenas:
Sobre os governos e instituições do regime militar brasileiro (1964-1985), que representou um momento de conflito, perseguições e falta de respeito à democracia, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Governo Médici
( 2 ) Governo Geisel
( 3 ) ARENA
( 4 ) Governo Figueiredo
( 5 ) SNI

( ) Um dos órgãos responsáveis pelos serviços de inteligência e repressão na ditadura.
( ) Em seu governo o Brasil viveu simultaneamente o “milagre econômico” e uma brutal repressão política.
( ) Partido oficial do governo durante o regime.
( ) Foi o último dos governos militares do país.
( ) Em seu governo foi assinado um programa de cooperação nuclear entre o Brasil e a Alemanha.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Coronéis e oligarcas foram personagens marcantes da política brasileira durante a Primeira República (1889-1930). Para muitos, essa forma autoritária de agir politicamente ainda se faz presente hoje, com nova roupagem.

Acerca do passado desses dois perfis políticos do Brasil é correto afirmar, exceto:
Hugo Chavez, Álvaro Uribe, Lula e Cristina Kirchner governam Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina, respectivamente, quatro dos principais países da América do Sul.

Sobre seus governos e os mais recentes eventos, todas as alternativas estão corretas, exceto a: