Filtrar


Questões por página:
A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, produziu uma série de alterações nas relações entre Metrópole e Colônia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que CONTÉM eventos associados à presença da corte no Brasil:

Levando em consideração a presença da escravidão no Brasil colonial, analise a Veracidade (V) ou Falsidade (F) das proposições abaixo:

( ) Nos primeiros tempos da colonização, a mão-de-obra utilizada foi a indígena, notabilizando-se os bandeirantes paulistas na captura e comercialização dos chamados “negros da terra”. Com a introdução da mão-de-obra africana, não se abandonou por completo a escravização do índio, ainda que houvesse legislação proibitiva a esse respeito.

( ) Segundo um observador da época, os escravos “eram as mãos e os pés dos senhores”, isso porque de modo geral os colonos não eram afetos ao trabalho braçal, posto que sua pratica poderia imporlhes restrições a ocupação de postos de destaque na sociedade a que pertenciam.

( ) A Igreja combatia com veemência o uso do trabalho escravo africano na Colônia, sendo a atuação do Padre Vieira merecedora de destaque a esse respeito. Para Vieira, o batismo dos escravos na fé católica era motivo mais que justifcável para emancipa-los do cativeiro.

( ) A prática livre da alforria foi muito comum durante todo o período colonial e, era entendida, de forma geral, como uma ação caritativa. Fazia-se também uso da coartação, que consistia na concessão da liberdade mediante o pagamento em parcelas por parte do cativo. Quando o pagamento era fnalizado, o escravo recebia sua carta de liberdade.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:

A crise do regime autoritário, esboçada nas eleições legislativas de 1974, estendeu-se por uma década. A distensão “lenta, gradual e segura" completou-se ao fim do governo João Figueiredo, com a eleição do civil Tancredo Neves. Relativamente ao processo histórico que marca essa transição e a implantação da Nova República, assinale a opção correta.

Bem mais que mero golpe militar, 1964 pode ser entendido como a vitória do projeto de modernização do capitalismo brasileiro pela via politicamente autoritária. Nesse sentido, pode-se dizer que o governo Castelo Branco voltou-se para o combate à inflação e para o reequilíbrio das finanças públicas. No governo Médici, fatores internos e externos possibilitaram o milagre brasileiro que, entre 1969 e 1973, permitiu ao país ostentar altíssimas taxas de crescimento econômico. Em linhas gerais, esse crescimento assentou-se, essencialmente, em dois pilares:

Nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu rica experiência democrática, a despeito das sucessivas crises políticas pelas quais passou. Essa experiência foi interrompida pelo golpe de 1964. Sob o ponto de vista econômico, operíodo entre 1946 e 1964 foi marcado, entre outros aspectos, pela