Filtrar


Questões por página:
“Vai-se estendendo a agricultura nas bordas dos rios no interior do país, mas isso com um método que com o tempo será muito prejudicial. Porque consiste em queimar antiquíssimos bosques cujas madeiras, pela facilidade de transporte pelos rios, seriam muito úteis para a construção de navios, ou para a tinturaria, ou para os marceneiros. Queimados estes bosques, semeiam por dois ou três anos, enquanto dura a fertilidade produzida pelas cinzas, a qual diminuída deixam inculto este terreno e queimam outros bosques. E assim vão continuando na destruição dos bosques nas vizinhanças dos rios”.
PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista,1786-1888.2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2004, p.42.
O excerto acima, publicado em 1789 pelo naturalista italiano Domenico Agostino Vandelli, mostra um tipo específico de visão a respeito da ocupação do território brasileiro no contexto dos séculos XVIII e XIX. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
“O deslocamento dos jesuítas da Europa para as novas terras apresentou-se como proposta de viagem ao desconhecido, uma ‘jornada tão larga e perigosa’. O fator surpresa era a única certeza da qual não podiam esquivar-se. As novas terras naqueles idos, antes de serem uma realidade concreta, constituíam-se para a maior parte da população europeia como um local longínquo e imaginário que só um grupo muito seleto de navegantes teve oportunidade de experienciar. A evangelização das novas terras, neste contexto, apresentava-se como algo totalmente novo e desconhecido, tão desconhecido quanto a natureza das terras americanas”. ASSUNÇÃO, Paulo de. A terra dos brasis: a natureza da américa portuguesa vista pelos primeiros jesuítas (1549-1596). São Paulo: Annablume,2000, p.77.
O excerto acima contextualiza o processo de chegada e de ocupação dos portugueses no território brasileiro no século XVI, sobretudo com a chegada dos primeiros jesuítas. A respeito deste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Os primeiros jesuítas desembarcaram no atual território brasileiro em 1549, em uma povoação na Bahia fundada em 1536 (povoação de Francisco Pereira Coutinho).
II. A atividade dos jesuítas no Brasil municiava-se de dois objetivos centrais: a ordem social e a conversão dos indígenas ao cristianismo.
III. A Companhia de Jesus, fundada em 1534, foi fundamental para nortear o plano de evangelização da América portuguesa.
Estão corretas as afirmativas:
O Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965, estimulou a igreja católica a buscar novas formas de relacionamento social em sua prática cotidiana, a partir de um olhar que se constituía de elementos da ciência, da cultura e das experiências concretas dos seres humanos em suas relações sociais. Sobre a influência desse posicionamento, e considerando-se o contexto histórico do Brasil à época, analise as afirmativas abaixo.
I. A Igreja passava a refletir sobre como várias de suas ações, até então, tinham sido voltadas aos setores dominantes da sociedade. II. Ia se consolidando, ao menos em parte do setor católico, uma busca por formas de diálogo, sobretudo a partir dos problemas que emergiam no contexto, como a violência, a censura e a própria ditadura militar. III. Enquanto um setor conservador da igreja católica via a posição do presidente João Goulart muito próxima ao discurso comunista, outro setor, mais progressista, era profundamente apoiador do movimento comunista, sobretudo exaltando os defensores da revolução proletária.
Estão corretas as afirmativas:
O III Plano Nacional de Desenvolvimento (III PND) foi iniciado em 1979 pelo Governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo, marcado por grande crise econômica e pelo processo de reabertura política do Brasil. Sobre o III PND e o contexto histórico que lhe foi correlato, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O III PND previa ampliar e melhorar os serviços de saúde pública, o combate de endemias e o fortalecimento de atividades de medicina preventiva. ( ) O III PND reconhecia as funções do Ministério da Saúde enquanto definidor e coordenador das políticas de saúde. ( ) Em 1980, um ano após o início do III PND, a realização da VII Conferência Nacional de Saúde foi um marco do discurso democráticosocial do Estado brasileiro, sobretudo em razão do lançamento do Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (Prev-saúde).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Incompatibilidade da escravidão com a moral cristã, caráter antieconômico e aviltamento do trabalho servil, desagregação da sociedade, insegurança do Estado, o paradoxo representado por “um sistema social tão contrário aos interesses de toda a ordem de um povo moderno” [...] Todos esses argumentos já estavam contidos no pensamento antiescravista da primeira metade do século XIX”.
QUEIROZ, Suely R. Reis de. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense,1999, p.53.
Sobre o pensamento antiescravista brasileiro do século XIX, assinale a alternativa incorreta.