Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão

Em 1940, o pintor de prenome Oséas, empolgado com a participação dos voluntários de Pedrão nas lutas pela Independência da Bahia, eterniza em tela, o conjunto de cavaleiros vestidos em couro e usando várias armas.

Esta Obra está exposta no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia em homenagem ao grupo:

A Revolta dos Malês foi um levante de escravos africanos que ocorreu em janeiro de 1835 em Salvador, Bahia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os protagonistas dessa revolta eram africanos muçulmanos de língua iorubá. ( ) Na época da revolta a Bahia concentrava um quinto da população brasileira. ( ) Diferente de outras revoltas do período no Brasil, a revolta dos Malês foi pouco marcada por castigos físicos e condenações à morte, em virtude de um alinhamento entre líderes da revolta e os senhores de escravos. ( ) Os malês, que eram muçulmanos de origem iorubá, organizaram-se a partir de núcleos islâmicos espalhados ela cidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Certas tribos Tupi mais adiantadas já experimentavam a pequena lavoura de raízes comestíveis e duas espécies de milho quando os europeus chegaram. Também conheciam três ou cinco espécies de feijão, variedades de pimenta, abóbora, banana, caju e mamão, entre outras frutas. Sabiam preparar o campo para o plantio pela queima do mato, a coivara, técnica também praticada na península Ibérica e utilizada nas terras do Brasil. Pergunta-se: o que ficou da cultura material indígena na vida baiana?”
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia.11. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Salvador: EDUFPA,2008, p.25.


Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não exemplifica um elemento da cultura material dos povos anteriores à chegada dos europeus que passaram a fazer parte da história da sociedade baiana.
A respeito dos povos que habitavam as terras da atual Bahia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os povos que os portugueses encontraram no litoral foram os Tupi, que possivelmente instaram-se ali cerca de dois séculos antes deste encontro em 1500, no sul da Bahia. II. O fato de existirem mais informações sobre os Tupi das tribos Tupinambás e Tupiniquins na correspondência das autoridades coloniais, além de cartas, crônicas e livros de padres da Companhia de Jesus é um indicativo de que foram essas as tribos as primeiras que os europeus conheceram. III. Diferentemente do que ocorreu em outros lugares do Brasil, os povos que habitavam as terras da atual Bahia não foram impactados pelas violências físicas dos europeus, além de estarem imunes às doenças trazidas pelo povo lusitano. IV. As habitações tupinambás eram denominadas ocas e estavam distribuídas em grupos de quatro a sete, ocupando um espaço no formato quadrangular denominado ocara.

Assinale a alternativa correta.
Com a crise do açúcar, muitas autoridades enxergaram o sul da Bahia como uma alternativa para saída da crise. Nesse sentido, o objetivo era explorar a área abrindo estradas, intensificar a implantação de fazendas e povoados e aproveitar os terrenos e matas da área a partir do estreitamento das comunicações e comércios com Minas Gerais. A intensificação da ocupação humana na região e o estabelecimento de atividades econômicas teve uma pressão evidente nas populações indígenas ali residentes. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.